MP paulista denuncia Lula no caso do triplex no Guarujá

Ministério Público de São Paulo apresentou denúncia contra o ex-presidente e outras 15 pessoas por três crimes diferentes. Imóvel está oficialmente no nome da empresa OAS

O Ministério Público de São Paulo denunciou nesta quarta-feira (9) o ex-presidente Lula pelos crimes de lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP). Oficialmente, o imóvel é de propriedade da construtora OAS, mas existe a suspeita de uma tentativa de esconder a real propriedade. A informação foi divulgada primeiro pela emissora Globonews e depois confirmada pelo Congresso em Foco.

Com a denúncia entregue, caberá à Justiça decidir se abre uma ação penal contra Lula e outras 15 pessoas arroladas pelos promotores. Se for aceita, ele passa de investigado a réu. Será nesta fase que a defesa poderá contestar os indícios apresentados pelo Ministério Público. A defesa do ex-presidente nega as acusações, dizendo ser uma "armação" contra o petista.

O triplex era um empreendimento da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), que está sob investigação dos procuradores da Operação Lava-Jato. No entanto, acabou transferido para diversas incorporadoras, entre elas a OAS. A investigação do MPSP trata especificamente destas transferências. Ela é independente do processo da Lava-Jato, que vê indícios de corrupção no caso e acredita que a operação ocorreu para disfarçar o pagamento de propina.

De acordo com o site do jornal O Estado de S. Paulo, também foram denunciados na ação a ex-primeira-dama Marisa Letícia, Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do casal e outros 13 investigados. Na matéria, são citados também o empresário Léo Pinheiro, da OAS, e ex-dirigentes da Bancoop. A investigação, conduzida pelos promotores Cássio Conserino e José Carlos Blat, mostrou que a empreteira bancou uma reforma do triplex, cujo valor é estimado em R$ 777 mil.

Mais sobre Lula

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!