Morre em Brasília o ex-presidente da Câmara Paes de Andrade

Paes de Andrada foi presidente da Câmara dos Deputados em 1989. Neste mesmo ano, o peemedebista histórico assumiu a Presidência da República por 12 vezes, na condição de substituto constitucional de José Sarney

Aos 88 anos, o ex-presidente da Câmara Antônio Paes de Andrade morreu nesta quarta-feira (17) em Brasília. O cearense estava internado no Hospital Santa Lúcia após passar por uma cirurgia no estômago.

Figura histórica do antigo Movimento Democrático Brasileiro, embrião do PMDB, Paes de Andrade foi presidente da Câmara em 1989. Neste mesmo ano, o deputado assumiu a Presidência da República por 12 vezes, já que era o substituto constitucional do também peemedebista José Sarney.

Nascido em Mombaça, município do Ceará, Paes de Andrade foi deputado estadual pelo PSD por quatro mandatos. Passou pelo MDB como deputado federal até se filiar ao PMDB, partido presidido por ele em 1994. O peemedebista exerceu o cargo de deputado federal de 1963 a 1999.

O cearense foi o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, além de ter sucedido Ulysses Guimarães na presidência da Casa. Paes de Andrade ainda representou o Brasil em Portugal como embaixador, entre 2003 e 2007.

Mais sobre o PMDB

Continuar lendo