Monitoramento de internautas sobre protestos esquenta rede

Durante o mês de março, mecanismo de monitoramento em tempo real captará, ininterruptamente, o que se diz sobre o cenário sócio-político brasileiro em tempos de crise

Em tempos de imediatismo e intensa troca de conteúdo em tempo real, seja em redes sociais ou por meio de canais fechados, a reação dos cidadãos ao momento político conturbado é um prato cheio para os analistas de mídia. Às vésperas das manifestações deste domingo (15) contra a corrupção em geral e, em uma fração menor, a favor do impeachment da Dilma Rousseff, a aldeia virtual tem reunido opiniões e ideias de milhões de internautas de toda parte do globo. Nada mais adequado para um monitoramento especial.

É a que se propõe o “Pulse Manifestações 20015”, mecanismo de monitoramento em tempo real que captará, ininterruptamente, o que se diz sobre o cenário sócio-político brasileiro em tempos de crise, e qualquer outro tema que dê na telha do internauta. Em um momento de fragilidade das autoridades e do atual modelo político. O serviço foi disponibilizado por uma empresa de consultoria em mídias sociais e ficará aberto aos navegantes até o fim deste mês.

Os termos monitorados no Twitter pelo site temporário são #impeachment, #vemprarua, #panelaco, #vemprarua15demarco, #15demarco, #foradilma, #foraPT, #manifestação, #manifestacao, #protesto, #manifestações, #manifestacoes e “atocontradilma”. Na página, três colunas – menções, impressões e “retuítes” – reúnem simultaneamente uma intensa alimentação de dados de anônimos, famosos, veículos de imprensa, entidades de classe e diversos outros atores virtuais.

Depois do “panelaço” de protesto por ocasião do pronunciamento de Dilma no Dia Internacional da Mulher, e da reação de apoio a Dilma posta nas ruas ontem (sexta, 13), o terreno para grandes discussões – e também para as “menores”, desinteressadas, apenas sobre amenidades – está preparado para a captação da livre expressão do pensamento, virtude das democracias. Mas, se a corrupção é o pano de fundo para todas as demais questões em tempos de protesto, há também quem brinque com a situação.

É o caso do internauta @vlad_sp. Em sua conta no Twiiter, ele fez uma divagação cinematográfica cheia de non sense. “Impeachment não é aquele negócio de quando o Jacob vê a filha da Bela no Crespúsculo?”, brincou, referindo-se àquela estória de vampiros, lobos e mocinhas que crianças e adolescentes – e muitos adultos – adoram.

Mas a turma que só fala de política é maioria nesse ambiente. Tem gente a favor da presidenta, como é o óbvio caso da @agenciaPT13 (“Manifestações demonstraram confiança no governo Dilma”), que regista link para uma notícia sobre um assunto, e gente que quer Dilma longe do Palácio do Planalto. Caso de @CerezoLeandro, 36 seguidores: “Se você votou no PT e se arrependeu venha com a gente! Qual o problema? Reclame! Você foi enganado!”.

E também há quem faça previsões. “Hoje antes de dormir vou acender uma vela pela alma do bom senso pra já prevenir o tanto de merda que vai sair nos protestos amanhã”, comentou a internauta @runmand, que tem 372 seguidores.

Confira o movimento no Pulse Manifestações 2015

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!