Ministros se reúnem para discutir rumos da vacina contra o zika

Titulares da Casa Civil, da Ciência e Tecnlogia e da Saúde discutiram parceria entre institutos de pesquisa brasileiros e norte-americanos para desenvolver medicamento contra vírus

Gabriel Pontes

Os ministros Jacques Wagner (Casa Civil), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde) se reuniram nesta quarta-feira (10) para traçar os novos rumos do desenvolvimento da vacina contra o zika vírus. Foi discutida principalmente a parceria entre os institutos brasileiros e norte-americanos para avançar nos estudos para combater a doença que, segundo pesquisas científicas, é a responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no Brasil.

O encontro durou cerca de uma hora e meia. A assessoria da Casa Civil informou ao Congresso em Foco que os ministros alinharam as ações internacionais para acelerar o lançamento da vacina contra o zika vírus. No final da tarde, o ministro Jacques Wagner volta a se encontrar com Marcelo Castro para tratar sobre a mobilização do próximo sábado (13) contra o mosquito. Em seguida, segue para o gabinete da presidente Dilma Rousseff.

Dia Nacional

No próximo sábado (13) o governo brasileiro promoverá o dia nacional de mobilização contra o mosquito. Serão cerca de 220 mil militares das forças armadas na luta contra o Aedes Aegypt. Eles trabalharão principalmente nos 356 municípios mais afetados pelo zika vírus.

O objetivo da ação é visitar três milhões de residências para orientar os cidadãos sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito. No dia 1˚ de fevereiro a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou estado de emergência em saúde pública internacional devido aos casos de microcefalia em bebês causados pelo zika.

Mais sobre saúde pública

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!