Ministra da Igualdade Racial comemora posse de Joaquim

Primeiro negro a presidir o STF é exemplo para a população, diz Luiza Helena de Bairros. Garibaldi Alves vê Supremo mais próximo da sociedade com o novo presidente

Integrantes do primeiro escalão do governo Dilma Rousseff ressaltaram hoje (22) a importância da posse de Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).  Ministro desde 2003, ele vai comandar a mais alta corte do país pelos próximos dois anos. Para a ministra da Integração Racial, Luiza Helena de Bairros, a posse de Joaquim tem grande importância para a sociedade brasileira. Ela ressaltou que, ao ter o primeiro negro como presidente do STF, o ministro vira um exemplo para grande parte da população brasileira.

 

 

"É um exemplo inequívoco que não existe diferença do ponto de vista de trabalho e de capacidade", afirmou a titular da Igualdade Racial. Assim como Joaquim, ela acredita que estereótipos devem ser deixados de lado, julgando alguém somente pela sua capacidade intelectual e de trabalho.

Ao som do bandolim, Joaquim toma posse no STF
Acompanhe ao vivo a posse de Joaquim
Joaquim assume o STF desafiando estereótipos

Na visão do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, a gestão de Joaquim deve ser marcada por uma aproximação maior com a sociedade. O novo presidente adquiriu celebridade instantânea como relator da mensalão no STF, chegando ao ponto de virar máscara de carnaval.

"Eu acho que não apenas a posse é importante, mas também a gestão dele para marcar uma aproximação maior, pela trajetória dele, do STF em favor dos direitos da sociedade", afirmou Garibaldi antes da cerimônia de posse.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!