Milhares de franceses fazem manifestações em diversas cidades do país

Desfiles antecedem uma grande manifestação esperada neste domingo em Paris, que contará com a presença de vários líderes europeus, em solidariedade às vítimas dos atentados desta semana na França

Da Agência Lusa

Dezenas de milhares de pessoas fazem manifestações, hoje (10), em várias cidades francesas em homenagem às vítimas dos ataques ocorridos nos últimos dias em Paris. Em Orleães, mais de 22 mil pessoas desfilaram nas ruas em homenagem às vítimas do atentado contra o jornal Charlie Hebdo. O desfile contou com a participação de várias personalidades políticas locais. Em Nice, foram pelo menos 23 mil os manifestantes dos 350 mil habitantes da cidade.

Os desfiles antecedem uma grande manifestação esperada para amanhã (11) em Paris, que contará com a presença de vários líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro português, Passos Coelho. Hoje, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, apelou para que não se baixe a guarda contra o terrorismo, sendo-se “implacável com os inimigos da liberdade”.

Sobre os autores dos vários atentados registados esta semana em Paris, o chefe do governo francês lembrou que atacaram os valores da República e símbolos de França como a liberdade de expressão e de opinião.

Na quarta-feira, o atentado terrorista contra o jornal Charlie Hebdo provocou 12 mortos. Seguiu-se o assassínio de uma agente da polícia municipal e uma tomada de reféns em um supermercado Kosher (judeu), onde morreram quatro pessoas. Os suspeitos de autoria dos ataques acabaram mortos durante as operações policiais.

Mais sobre terrorismo

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!