Metade dos brasileiros é contra Olimpíadas no Rio, aponta Datafolha

Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados acreditam que os jogos trarão mais prejuízos que benefícios ao país

Metade dos brasileiros não concorda com a realização dos jogos olímpicos Rio 2016, e 63% acreditam que o evento trará mais prejuízos que benefícios, de acordo com pesquisa Datafolha. A informação foi publicada nesta terça-feira (19) pelo jornal Folha de S.Paulo.

 

O levantamento foi feito entre os dias 14 e 15 de julho e o percentual de reprovação com relação aos jogos - que começam em 5 de agosto - dobrou em comparação com a pesquisa anterior, realizada em junho de 2013. À época, apenas 25% dos brasileiros eram contra o evento esportivo e 64% eram favoráveis.

No levantamento divulgado nesta terça, 50% dos entrevistados disseram ser contra a olimpíada no Rio de Janeiro, enquanto 40% se manifestaram favoráveis. Há ainda, segundo o Datafolha, 9% que se mostram indiferentes e 2% que não souberam responder.

Entre os moradores do Rio de Janeiro, 47% acreditam que os jogos trarão mais prejuízos que benefícios. Já 45% apostam que os jogos trarão mais benefícios que prejuízos.

As regiões com maior índice de rejeição com relação aos jogos são o Sul e o Sudeste, principalmente entre as pessoas com maior nível de escolaridade e com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos. Por outro lado, quem mais apoia os jogos são os jovens e os moradores do Norte e do Nordeste.

A pesquisa ouviu 2.792 entrevistados, todos com idade acima de 16 anos e em 171 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Veja a íntegra da pesquisa

Mais sobre as Olimpíadas de 2016

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!