Mensalão: ex-deputados do PP são transferidos para Recife e Cuiabá

Pedro Corrêa e Pedro Henry vão cumprir pena em seus estados de origem, a exemplo de outros cinco condenados já transferidos para Minas Gerais

Presos após serem condenados no processo do mensalão, os ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE) e Pedro Henry (PP-MT) foram transferidos, nesta sexta-feira (27), de Brasília para Recife e Cuiabá, respectivamente. Os dois cumpriam pena há três semanas no Complexo Penitenciário da Papuda. O ex-presidente e o ex-líder do PP na Câmara foram condenados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a sete anos e dois meses de prisão, em regime semiaberto.

Pedro Corrêa é aguardado na sede da Polícia Federal em Recife. Ainda não está definido o local onde ele cumprirá sua pena.

Cassado pelos colegas em 2005 por causa de seu envolvimento com o mensalão, o ex-parlamentar havia pedido ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, transferência para a penitenciária de Jataúba (PE), no agreste pernambucano, onde sua esposa possui uma pousada. Mas a solicitação foi negada pelo ministro. Inicialmente, o ex-deputado havia pedido para cumprir pena na capital pernambucana.

Pedro Henry se entregou à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, no dia 13 de dezembro, quando renunciou ao mandato. Na capital mato-grossense, ele deve cumprir pena em um anexo do Presídio Pascoal Ramos, na Polinter. A transferência dos dois ex-deputados estava autorizada por Joaquim Barbosa desde o último dia 20.

Outros cinco condenados no processo do mensalão já foram levados de Brasília para Minas Gerais: o ex-deputado Romeu Queiroz, a ex-diretora da SMP&B Simone Vasconcelos e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabelo, José Roberto Salgado e Vinicius Samarane. O Supremo ainda vai analisar outros dois pedidos – o de Marcos Valério Fernandes, também para Minas Gerais, e o do ex-deputado José Genoino, que pediu para cumprir prisão domiciliar em São Paulo.

Leia mais sobre o mensalão
Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!