Membros do TCDF farão curso de tiro depois de ameaça de morte

Presidente do tribunal de contas recebeu carta com ameaça expressa aos conselheiros: “Vocês não verão o Natal deste ano”, diz texto apócrifo

Os membros do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) vão poder praticar curso de tiro e defesa pessoal pago pela instituição depois que uma carta (íntegra abaixo) com ameaças de morte foi encaminhada ao presidente da corte, Renato Rainha, e ao colega Manoel de Andrade, em 21 de janeiro. Sem identificação de autoria, o documento é uma resposta à investigação, em curso no TCDF, sobre indícios de fraude no recebimento da chamada Indenização de Transporte. O benefício é conferido a servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Com diversos erros gramaticais, o remetente garante que militares estão prontos para matar os conselheiros do TCDF, e que isso não seria apenas uma ameaça. “Vou lhe dar um aviso. Sou da inteligência da PM e já te como certos militares já prontos para mata vc e Manoelsinho. Se ate desembro vcs não resolverem a situação vocês irão pro inferno [sic]”, diz trecho da carta.

Os detalhes sobre o curso foram acertados nesta quarta-feira (3), em reunião entre os conselheiros do TCDF e integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública. As aulas terão início no próximo dia 19 e será estendido a servidores da corte de contas – vigilantes, motoristas e outros. Serão ensinadas técnicas de tiro, com propósito de defesa pessoal, com pistolas .40. O treinamento será prestado pela Polícia Civil do DF, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça.

Apenas a conselheiras Anilcéia Machado não aderiu ao curso. Segundo o TCDF, haverá reforço de segurança nas instalações do tribunal, em ação de treinamento global que evitará custos adicionais com o treinamento.

Confira a íntegra da carta, sem qualquer correção em seu conteúdo:

“Renato Rainha,

Vc e o Manoelzinho estão mandando descontar indevidamente dos PMs e BMs a indenização de transporte de 20 anos ou mais.

Vou lhe dar um aviso. Sou da inteligência da PM e já te como certos militares já prontos para mata vc e Manoelsinho.

Se ate desembro vcs não resolverem a situação vocês irão pro inferno.

Quero ver vc e ele com uma 12 nas suas caras e quero ver vocês cagarem de medo.

Não e ameaça. E uma realidade. Vocês vão morrer.

Vocês não verão o Natal deste ano.”

Mais sobre violência

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!