Marina vai discutir alternativa à Rede nesta sexta

Após acompanhar a sessão que rejeitou o pedido de registro do partido, ex-senadora tem até sábado para definir o seu futuro político. Para ela, nova legenda ainda é o "plano A".

Após ver o registro da Rede Sustentabilidade ser negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ex-senadora Marina Silva disse na noite desta quinta-feira (3) que a legenda é vitoriosa porque teve o “registro moral” aceito. Ele disse que convites para filiação em outras siglas e mesmo parcerias serão discutidas na sexta-feira (4) pela manhã com os aliados da Rede. No entanto, garantiu que o "plano A é a Rede". O prazo para filiações partidárias termina no sábado (5).

“Nós temos ética, e não o registro. Isso é que é importante”, disse ela a uma militante, ainda no plenário do TSE, logo após o voto da presidente do TSE, Cármen Lúcia, que selou o placar em 6 a 1 contra a criação da Rede neste momento, sem as 492 mil assinaturas atestadas pelos cartórios. Houve 95 mil firmas rejeitadas sem justificativa, mas a corte eleitoral entendeu que essas explicações não precisam ser prestadas.

Para Marina, os sete ministros do TSE afirmaram que a Rede tem “os requisitos mais importantes” para ser criado: “Disseram que nós temos programa, representação social e ética. O registro é só uma questão de tempo”, disse ela. A ex-ministra não poupou críticas aos cartórios eleitorais, que teriam “deliberadamente” com “inépcia”. “Não foram capazes de ter parâmetros para julgarem nossas assinaturas e, em função de sua própria torpeza, agora se beneficiam dela para nos prejudicar”, disse Marina.

Tecnicamente, existe a possibilidade de Marina buscar refúgio no Partido Ecológico Nacional (PEN). O presidente da sigla, Adílson Barroso, afirmou ao Congresso em Foco que “topa tudo” para ter a ex-ministra como sua candidata ao Planalto em 2014. Ele pretendia abrir negociações após o julgamento do TSE. “Só se ela não quiser. Se quiser, será candidata à Presidência”.

Outros textos sobre as eleições 2014

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!