Marcia Tiburi abandona programa de rádio ao saber que debateria com Kim Kataguiri

 

A filósofa Marcia Tiburi abandonou, na noite de ontem (quarta, 24), um programa de rádio ao descobrir que seu colega de debate seria o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Kataguiri. “Não converso com pessoas indecentes, perigosas”, disse a filósofa ao deixar o estúdio da rádio Guaíba de Porto Alegre. Após o episódio, Kataguiri ironizou Marcia, autora do livro Como conversar com um fascista. “Encontrei Marcia Tiburi na Rádio Guaíba, em Porto Alegre, iríamos debater. Assim que ela me viu, saiu correndo, horrorizada. Marcia Tiburi não leu o próprio livro”, escreveu o coordenador do MBL em sua conta no Twitter.

Um vídeo de cerca de 20 segundos publicado no YouTube (veja abaixo) mostra Marcia deixando o programa. “Da próxima vez me avisa quem tu convida pro teu programa. As deusas que me livrem, eu tenho até medo de estar aqui, tô indo embora”, disse antes de sair. É possível escutar Kim questionando “perigoso?”. Kim Kataguiri estava na capital gaúcha para acompanhar o julgamento do ex-presidente Lula. O MBL organizou manifestação pela condenação do petista.

Na tarde desta quinta, a filósofa publicou uma carta aberta, em sua coluna no site da revista Cult, ao jornalista Juremir Machado, que conduziria o debate entre os convidados, para explicar por que abandonou o programa. “Tenho o direito de não legitimar como interlocutor pessoas que agem com má fé contra a inteligência do povo brasileiro ao mesmo tempo em que exploram a ignorância, o racismo, o sexismo e outros preconceitos introjetados em parcela da população”, escreveu. Ela também rebateu o comentário de Kataguiri no Twitter. “Quando meu livro Como conversar com um fascista foi publicado, muitos não perceberam a ironia kirkegaardiana do título. Espero que a tua audiência tenha entendido. O detentor da personalidade autoritária, fechado para o outro e com suas certezas delirantes, chama de diálogo ao que é monólogo”.

Veja o vídeo de Marcia Tiburi abandonando o programa da rádio Guaíba:

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!