Marcelo Crivella é o novo ministro da Pesca

Com entrada de senador no ministério, Dilma abre espaço para o PRB no governo. De saída do cargo, petista Luiz Sérgio volta à Câmara

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) é o novo ministro da Pesca e Aquicultura. A nomeação dele foi anunciada esta manhã (29) pelo Palácio do Planalto. Crivella vai substituir Luiz Sérgio (PT), que retorna à Câmara. O senador será substituído pelo ex-deputado Eduardo Lopes (PRB-RJ), seu primeiro suplente.

Leia outros temas de destaque no Congresso em Foco

Segundo a nota divulgada pelo Planalto, a mudança permite a incorporação do PRB, partido do ex-vice-presidente José Alencar – morto em março de 2011 –, ao governo Dilma Rousseff. Além de Crivella no Senado, a legenda tem dez deputados no exercício do mandato na Câmara. A maioria deles é ligada a igrejas evangélicas. Mesmo sem ministério, a bancada atuava como aliada dos governos Lula e Dilma.

O senador fluminense será o terceiro ministro da Pesca de Dilma. Luiz Sérgio foi antecedido por Ideli Salvatti, deslocada há quase um ano para a Secretaria de Relações Institucionais. Crivella tem 54 anos, é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e sobrinho do fundador da instituição, Edir Macedo. Em 2010, o engenheiro civil foi reeleito para seu segundo mandato consecutivo no Senado.

Leia a nota divulgada pela Presidência da República informando a mudança no ministério:

"O ministro da Pesca e Aquicultura, deputado Luiz Sérgio de Oliveira, está deixando o cargo depois de prestar inestimável contribuição ao governo. À frente da Secretaria de Relações Institucionais e, depois, como responsável pela pasta da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio desempenhou com dedicação e compromisso com o país todas as tarefas que lhe foram atribuídas pela presidenta Dilma Rousseff.

Em seu lugar, assume o senador Marcelo Crivella, representando o PRB, partido do inesquecível ex-vice presidente José Alencar. A mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo. A presidenta está segura de que, à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil

O ministro Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados, onde continuará a merecer o apoio e a confiança da presidenta Dilma Rousseff e a prestar excepcional contribuição ao país."

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!