Manifestantes quebram concessionária em Brasília; mais de 30 detidos

Vidros da loja foram quebrados, mas os policiais conseguiram impedir a invasão. Os manifestantes também apedrejaram o prédio da Rede Globo

Um grupo de manifestantes tentou invadir hoje (7) uma concessionária de automóveis na Asa Norte, em Brasília. Segundo informações da assessoria de imprensa da Polícia Militar do Distrito Federal, os vidros da loja foram quebrados, mas os policiais conseguiram impedir a invasão. Os manifestantes também apedrejaram o prédio da Rede Globo, que fica próximo à região do Estádio Nacional Mané Garrincha.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília montou uma tenda na Esplanada dos Ministérios para acompanhar as manifestações. No Departamento de Polícia Especializada (DPE), neste momento, sete advogados da OAB estão atendendo os manifestantes detidos. Neste momento, mais de 30 pessoas estão detidas, mas não há ainda informações sobre os motivos das detenções.

“O comando da PM está entendendo que o simples fato de a pessoa estar portando máscara é suficiente para trazê-la para a delegacia. Eu entendo que isso é inconstitucional. Então, estamos conversando com a polícia para que as pessoas que estejam com máscaras tenham que se identificar, mas não sejam detidas por isso”, disse à Agência Brasil o advogado Alexandre Queiroz, que está coordenando o grupo da OAB.
Queiroz informou que os advogados estão acompanhando os depoimentos dos manifestantes e, depois disso, na maior parte dos casos, eles estão sendo liberados pela polícia. No entanto, o advogado reconhece que “existe uma situação de anormalidade” e garantiu que a OAB não será conivente com abusos de nenhuma das partes. “Nós somos representantes da sociedade. Não vamos ser coniventes com abusos da polícia, nem dos manifestantes”, disse o advogado. De acordo com ele, também há representantes da ordem na Delegacia da Criança e do Adolescente, onde há notícias de que menores de idade também foram apreendidos.
Além dos detidos, a polícia apreendeu máscaras de gás, pelo menos um canivete e pedaços de madeiras que seriam utilizados em confrontos. A estimativa é que o grupo tenha entre 300 e 400 manifestantes, embora o número pareça maior porque eles estão em locais de grande circulação de pessoas como a Rodoviária de Brasília. A informação da assessoria da PM é que os líderes dos manifestantes que praticam atos de vandalismo estão sendo identificados e serão presos posteriormente.

Fazendo  uma cobertura jornalística apartidária e crítica do Parlamento, o Congresso em Foco constata diariamente que os políticos não são iguais e que, se o Legislativo brasileiro não é o que desejamos, é o que temos – e elegemos. Sem ele, sabemos que não há democracia. Vamos valorizar o que o Congresso Nacional tem de melhor! Vá ao endereço http://premiocongressoemfoco.com.br/ e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2013.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!