Mangabeira Unger assumirá Secretaria de Assuntos Estratégicos

Filósofo, professor da Universidade de Harvard e filiado ao PRB retoma o cargo deixado em 2009 no governo Lula. Ele substituirá Marcelo Néri, que comandava a pasta de forma interina desde 2013

O filósofo e professor da Universidade de Harvard (EUA) Mangabeira Unger assumirá a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do governo federal na próxima quinta-feira (5), de acordo com nota divulgada pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto. Ele substituirá o atual ministro, Marcelo Néri, que também acumulava a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com a indicação de Dilma Rousseff, Mangabeira volta ao governo do PT após cinco anos e meio. Entre outubro de 2007 e junho de 2009, ele foi o primeiro ministro a comandar a SAE, que inicialmente era chamada de Secretaria Especial da Ações a Longo Prazo. Na época, a pasta ganhou o apelido de "Sealopra". A pasta tem a missão de formular políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Segundo a nota da Secretaria de Imprensa, Dilma agradeceu "a competência, dedicação e a lealdade do ministro Neri". Ele respondia pelo Ministério de forma interina desde março de 2013, quando Moreira Franco saiu do cargo para assumir a Secretaria de Aviação Civil.

Mais sobre reforma ministerial

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!