Lula lidera preferência e rejeição na Bahia, aponta pesquisa

Ex-presidente aparece na primeira colocação em três das quatro simulações feitas pela Paraná Pesquisas para a sucessão presidencial de 2018. Mas 46% dos eleitores baianos afirmam que não votariam nele de jeito algum

O ex-presidente Lula é o preferido e, ao mesmo tempo, o mais rejeitado entre os nomes cotados à sucessão presidencial em 2018. Pelo menos na Bahia. É o que indica levantamento divulgado nesta terça-feira (28) pelo instituto Paraná Pesquisas. O petista aparece à frente dos adversários em três dos quatro cenários projetados. E em segundo lugar na quarta projeção. Em todas as hipóteses, porém, a diferença está dentro da margem de erro. O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.284 eleitores em 68 municípios baianos, entre os dias 21 e 26 de julho. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro, de três pontos percentuais.

O senador Aécio Neves (PSDB) aparece como o principal adversário de Lula. O tucano é o único a figurar na frente do petista, ainda que dentro da margem de erro. Na simulação em que os dois são os únicos candidatos, Aécio tem 45,3% das intenções de voto, e Lula, 39,7%.  A posição deles se inverte quando o nome de Marina Silva (PSB) é incluído na pesquisa. Nesse caso, Lula tem 32,5%, Aécio, 29,2%, e Marina, 20,7%.

Terceira colocada na disputa presidencial de 2014, a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente avança para a segunda posição quando Aécio é substituído pelo senador José Serra (PSDB-SP) ou pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) como presidenciável tucano. Nesses dois cenários, Serra e Alckmin ficam na terceira colocação. A vantagem de Lula sobre Marina, em ambos os casos, está dentro da margem de erro.  Em todas as simulações, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),  e o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), aparecem na quarta e na quinta colocação, respectivamente.

Lula lidera com folga a rejeição entre os principais nomes à sucessão presidencial. Ao todo, 46,8% dos entrevistados na Bahia informaram que não votariam nele de jeito algum. A mesma resposta deram 34,7% dos entrevistados em relação a Marina Silva. Já Aécio Neves tem a rejeição de 24,6%.

“Lula ainda se mostra muito forte na Bahia. Mas enfrenta um desgaste fortíssimo”, avalia o presidente do instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, em referência às denúncias contra o petista, o governo Dilma e o PT. No ano passado, a presidente Dilma conquistou 70% dos votos válidos do segundo turno na Bahia, estado governado pelo PT desde 2006.

Veja as simulações do instituto Paraná Pesquisas na Bahia:

Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o Sr(a) votaria? (ESTIMULADA)

Não sabe 6,0%

Nenhum 6,5%

Lula 32,5%

Aécio Neves 29,2%

Marina Silva 20,7%

Eduardo Cunha 2,9%

Caiado 2,2%

Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o Sr(a) votaria? (ESTIMULADA)

Não sabe 6,1%

Nenhum 7,7%

Lula 32,8%

Marina Silva 30,7%

Geraldo Alckmin 15,6%

Eduardo Cunha 4,6%

Caiado 2,6%

Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o Sr(a) votaria? (ESTIMULADA)

Não sabe 6,1%

Nenhum 7,6%

Lula 32,8%

Marina Silva 28,8%

José Serra 16,9%

Eduardo Cunha 5,1%

Caiado 2,7%

Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem somente Aécio Neves e Lula em quem o Sr(a) votaria?

Não sabe 6,4%

Nenhum 8,5%

Aécio Neves 45,3%

Lula 39,7%

Caso o segundo turno das eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e o Sr(a) tivesse que escolher entre Aécio Neves e Dilma Rousseff em quem o Sr(a) votaria?

Não sabe 7,9%

Nenhum 12,1%

Aécio Neves 65,1%

Dilma Rousseff 14,9%

Entre esses candidatos do PSDB, qual deles teria mais chances de ganhar o seu voto para Presidente do Brasil? (ESTIMULADA)

Não sabe 6,8%

Nenhum 10,3%

Aécio Neves 51,2%

José Serra 16,0%

Geraldo Alckmin 11,1%

Álvaro Dias 4,6%

Lula fica de fora em disputa com Aécio ou Marina no Rio, revela pesquisa

Mais sobre pesquisas

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!