Lula lidera intenção de voto para presidente em todos os cenários, aponta pesquisa

 

O ex-presidente Lula segue na liderança na corrida presidencial para as eleições de 2018. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), encomendada ao MDA, o petista está na frente em intenções para primeiro turno tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea. No caso da pesquisa em um possível segundo turno, Lula lidera em todos os cenários em que aparece. O petista responde a oito processos na Justiça, a maioria referente à Operação Lava Jato.

<< Juiz Sérgio Moro condena ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão

Na pesquisa divulgada nesta terça-feira (19), para o primeiro turno, com respostas espontâneas, Lula tem 20,2% das intenções de voto, contra os 16,6% da última pesquisa, em fevereiro de 2017. Nas ações a que responde na Justiça, o ex-presidente é investigado em três inquéritos e é réu em cinco ações penais, sendo que em uma delas já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, a nove anos e seis meses de prisão, acusado de receber vantagens indevidas da OAS no caso do tríplex em Guarujá.

Na 2ª colocação está o deputado federal Jair Bolsonaro, que subiu de 6,5% para 10,9%. Já João Doria foi citado espontaneamente por 2,4% das pessoas entrevistadas. Na pesquisa anterior, Dória teve 0,3%. Marina Silva teve um registro de queda, despencou de 1,8 para 1,5%.

Apesar de lembrado, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve o menor percentual, com 0,3%. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, teve 1,2%, Ciro Gomes 1,2%, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) 1%, a ex-presidente Dilma Rousseff 0,7%. O presidente Michel Temer ficou com 0,4%, das menções.

O ex-presidente petista também aparece como favorito nas pesquisas estimuladas. Nos três embates simulados de primeiro turno, ele varia de 32,4% a 32,7% da preferência. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece logo em seguida, em segundo lugar, com variação de 18,4% a 19,8%. Na pesquisa anterior, Marina Silva era a principal opositora de Lula. Nessa nova pesquisa, Marina oscila de 11,4% a 12,1% das intenções de votos e cai para terceira colocação. Nas simulações de segundo turno, o petista lidera nos três cenários em que é citado. Marina e Lula apresentam queda com o acréscimo de Bolsonaro na nova pesquisa.

Cenário 1                            Cenário 2                             Cenário 3

Lula 32,4%                            Lula 32,0%                              Lula 32,7%

Jair Bolsonaro 19,8 %        Jair Bolsonaro 19,4%             Jair Bolsonaro 18,4%

Marina Silva 12,1 %             Marina Silva 11,4%                 Marina Silva 12,0%

Aécio Neves 3,2 %               Geraldo Alckmin 8,7%           João Doria 9,4%

Branco/Nulo 21,9%            Ciro Gomes 5,6%                     Ciro Gomes 5,2%

Indecisos 5,3%                     Branco/Nulos 19,0%              Branco/Nulo 17,6%

Indecisos 4,9%                         Indecisos 4,7%

A pesquisa traz a opinião dos entrevistados sobre questões relativas à reforma política, Operação Lava Jato e hábitos de consumo de notícias no país. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Lava Jato

De acordo com a CNT, os brasileiros continuam acompanhando as ações da Operação Lava Jato, aprovando suas ações e acreditando, em sua maioria, que ela está beneficiando o Brasil. A pesquisa aponta que 79,9% da população diz que estão acompanhando a operação da Polícia Federal.

Em relação à aprovação, 78,5% aprovam a Lava Jato na investigação de casos de corrupção envolvendo políticos e empresários, 9,3% desaprovam e 7,7% não aprovam e nem desaprovam. Para 54%, a Operação Lava Jato está beneficiando o Brasil, 24% avaliam que ela não está beneficiando nem prejudicando e 15,9% acham que ela está prejudicando o país.

 

<< Lula lidera em todos os cenários para a Presidência, aponta CNT/MDA

<< Mais sobre pesquisas

 


Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!