Lula fica em terceiro em seu berço político, diz pesquisa

Tanto em São Bernardo do Campo, quanto em Santo André, no ABC paulista, ex-presidente ficaria atrás do senador Aécio Neves e da ex-ministra Marina Silva

Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que o ex-presidente Lula fica em terceiro em uma disputa presidencial no seu próprio berço político, nas cidades de São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC Paulista.

Em São Bernardo, segundo a pesquisa estimulada, Lula tem 20,3% das intenções de voto, contra 23,6% da ex-ministra Marina Silva e 36,8% do presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG). O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) aparece com 4% de preferência do eleitorado, contra 2% do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e 0,3% do líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO). Ao todo, 6,7% dos pesquisados afirmaram que não votariam nos candidatos citados, outros 6,2% não responderam.

Em uma eventual simulação de segundo turno, Aécio apareceria na frente tanto de Lula, quanto de Marina em São Bernardo. Contra Marina, Aécio venceria com 47% contra 36,6% da ex-ministra; já contra Lula, o tucano ficaria com 57% da preferência do eleitorado contra 26,1% do ex-presidente.

Já em Santo André, Aécio tem 36,5% das intenções de voto, contra 23,3% de Marina e 18,2% do ex-presidente. Bolsonaro tem, em Santo André, 4,2% de intenções de voto contra 3,9% de Cunha e 1% de Caiado. Assim como ocorreu em São Bernardo, 6,7% dos pesquisados afirmaram que não votariam nos candidatos citados e 6,2% não responderam aos questionamentos.

Na simulação de segundo turno em Santo André, Aécio venceria nos dois cenários. Contra Lula, ele teria 58,6% das intenções de voto contra 23% das do petista; em uma disputa contra Marina, ele também venceria, mas com uma margem menor: 48,7% a 33,6%.

 

Pesquisa estadual

O instituto Paraná Pesquisas também fez sondagens para o governo do estado e para as eleições municipais do ano que vem nas duas cidades. Em ambos os municípios, o senador José Serra (PSDB-SP) desponta na preferência do eleitorado na pesquisa estimulada.

Em São Bernardo, Serra tem 40% das intenções de voto contra 22,7% do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e 11,7% do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Ainda aparecem na pesquisa o ex-prefeito de São Paulo e ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD) e o vice-governador Márcio França (PSB). Kassab tem 8,3% de preferência do eleitorado e França outros 3,5%. Ainda de acordo com a pesquisa, 6,4% dos eleitores afirmaram que não votaram nos candidatos citados; outros 6,4% não responderam.

Ainda em São Bernardo, o instituto Paraná Pesquisas ainda abordou um segundo cenário eleitoral incluindo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo no lugar de Mercadante. Com esta hipótese, Serra amplia a liderança e passa a ter 41,3% das intenções de voto contra 24,2% de Skaf e 9,7% de Kassab. O ministro aparece na quarta colocação com 4,4% à frente do vice-governador, que tem 4%. Ao todo, 7,2% dos eleitores não souberam responder à pesquisa e outros 9,2% afirmaram não votar em qualquer um dos citados.

Já em Santo André, o senador Tucano tem 40,2% das intenções de voto. O presidente da Fiesp tem 21,9% e Mercadante, 10,8%. França e Kassab aparecem em seguida com 6,6% e 4,9% de preferência do eleitorado, respectivamente. Em Santo André, 8,4% dos eleitores disseram que não votariam nos políticos citados e 7,3% dos entrevistados não responderam.

 

Pesquisa municipal

Em relação ao cenário eleitoral municipal, o levantamento Paraná Pesquisas revela, de um lado, que a disputa está embolada em São Bernardo. Na pesquisa estimulada, o deputado federal Alex Manete (PPS) lidera as intenções de voto com 39,4%. O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) vem em seguida com 31,2% das intenções de voto; o ex-prefeito Willian Dib (PSDB) tem 5% das intenções de voto contra 2,6% do secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli; 1,9% do ex-candidato a prefeito Aldo dos Santos (Psol) e 1,4% do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT).

Em um outro cenário, incluindo-se o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), Manete ainda lideraria com 41,2% das intenções de voto contra 33,8% do deputado estadual tucano, 6,1% de Marcelo Lima, 3,3% de Tarcício Secoli e 2,5% de Aldo dos Santos.

Já em Santo André, a pesquisa estimulada também aponta um cenário embolado. O ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) lidera com 25,6% das intenções de voto contra 22,4% do atual prefeito Carlos Grana (PT). Alem deles, o irmão do ex-prefeito Celso Daniel, Bruno Daniel aparece com 18,3% das intenções de voto contra 9,3% de Paulinho Serra, presidente do PSD do município.

Ainda na lista dos políticos citados, estão o ex-secretário de cultura Raimundo Salles, o vereador Ailton Lima (SD), o presidente da OAB de Santo André Fábio Picarelli e o vereador Ronaldo de Castro (PRB). Eles têm 6,2%; 2,8%; 2,6% e 1,6% respectivamente.

Em Santo André, a pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 6 de setembro deste ano, com um universo de 643 eleitores. Em São Bernardo, o levantamento ocorreu entre os dias 5 e 8 de setembro com 648 eleitores. O grau de confiança de ambas é de 95% com margem de erro de quatro pontos percentuais.

Mais sobre Lula

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!