Lula envia carta de agradecimento a Rodrigo Maia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para agradecer o apoio recebido no dia em que a justiça tentou transferi-lo para a prisão de Tremembé, no interior de São Paulo. Na ocasião, Maia ofereceu apoio à bancada do PT e chegou a segurar a votação da reforma da Previdência para que os deputados discutissem a questão. Veja a carta abaixo.

> Congresso critica transferência de Lula para presídio em SP

"Assisti a uma oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado Democrático de Direito. Com fé no Brasil e a certeza de que ainda vamos reencontrar a Justiça, a prosperidade e a paz, a agradeço o gesto de solidariedade", escreveu Lula, que encerrou a carta enviando saudações democráticas a Maia.

O presidente da Câmara recebeu a carta de deputados do PT, PCdoB, PDT e Psol nesta terça-feira (13). "É preciso respeito às nossas leis e à Constituição", comentou Maia, que julgou acertada a decisão do Supremo Tribunal Federal de cancelar a transferência de Lula. "Quando sentei na cadeira da presidência novamente, disse que seria também um dos 513. Agradeço a todos", concluiu.

Na carta redigida nessa segunda-feira (12), Lula também agradeceu o apoio dos líderes e dos parlamentares dos vários partidos que compõem a Câmara, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do presidente do PDT, Carlos Lupi. Afinal, no dia que sua transferência foi autorizada pela Justiça, o PT recebeu o apoio de diversos deputados, inclusive de membros da direita que fizeram oposição ao governo Lula. Uma comitiva chegou a sair da Câmara para pedir que os ministros do STF não autorizassem a transferência de Lula. Segundo Gleisi, Maia ajudou a articular o encontro com Dias Toffoli, que contribuiu com a decisão da Suprema Corte de manter Lula em Curitiba.

Veja a carta:> STF nega transferência de Lula para São Paulo

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!