Lula é estrela de cerimônia de posse de ministros

Ex-presidente rouba a cena e recebe elogios de Dilma Rousseff e de ministros. Ainda em tratamento contra um câncer na laringe, Lula retorna ainda hoje a São Paulo

Em tratamento contra um câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de comparecer à cerimônia de posse dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, que aconteceu na tarde desta terça-feira (24) no Palácio do Planalto. O ato serviu para impulsionar Fernando Haddad, que deixa o Ministério da Educação para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PT. Lula é um dos principais articuladores da campanha do ex-ministro.

O ex-presidente da República saiu de Sâo Paulo no início da tarde. De terno e chapéu preto, desceu a rampa do Salão Nobre do Palácio do Planalto acompanhado pela presidenta Dilma Rousseff. Lula foi recebido pelos convidados de Haddad e de Aloizio Mercadante, com o coro de “Olê, olê, olê, olá, Lula”. Depois disso, ao se sentar, ele tirou o chapéu e foi aplaudido de pé. Apesar do destaque, o ex-presidente não falou na cerimônia.

Em seu discurso, Dilma não poupou elogios a Lula. “É estranho que nesse país precisou de vir um retirante do Nordeste, parar lá em Santos e depois chegar em São Paulo, e ir a São Bernardo e que não tinha curso universitário para perceber que, para educar bem crianças, para educar bem jovens, você precisa de professores bem treinados”.

Antes de vir a Brasília, Lula fez uma sessão de radioterapia pela manhã. Ele chegou de jatinho à cidade no início da tarde e deve retornar à capital paulista ainda hoje. Quem o acompanha é o assessor e ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci.

Esta é a segunda vez que Lula retorna ao Palácio do Planalto desde que deixou a presidência, em janeiro de 2010. Em março do ano passado, o ex-presidente participou do velório de seu vice-presidente José Alencar.

Haddad deixa o governo para disputar a prefeitura de São Paulo

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!