Luiz Henrique pede voto a senadores: “Ou mudamos ou seremos mudados”

Em discurso de candidatura à presidência do Senado, catarinense diz que será o "regente" de uma "pauta de emergência nacional" e alfinetou Renan: "Não indicarei ministros nem dirigentes de estatais"

Em seu discurso de candidatura, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), adversário de Renan Calheiros (PMDB-AL) na disputa à presidência do Senado, defendeu a independência e a autonomia do Parlamento e a aprovação de reformas estruturais. O catarinense, que tem o apoio da oposição e de parlamentares que mantém discurso de independência em relação ao governo, disse que será o “regente” dessas transformações, que incluem as reformas política, fiscal e tributária. O compromisso, segundo ele, é aprovar essas propostas ainda este ano.

Luiz Henrique prometeu construir com os governos federal, estaduais e municipais uma “pauta de emergência nacional” para enfrentar o que classificou como uma das “maiores crises” da história do país. "O povo nos convocou para fazer mudanças. Ou mudamos ou seremos mudados", discursou. O senador catarinense disse que pretende delegar poder e fazer uma gestão política e administrativa, eficiente, transparente e, sobretudo, descentralizada.  Ele também defendeu a autonomia do Legislativo em relação ao Executivo, mas disse ressaltou que, se for eleito, não atuará como um oposicionista do governo. “Não serei um presidente submisso, mas não serei jamais um presidente antagonista”, declarou.

O senador ainda fez críticas indiretas ao seu adversário, Renan Calheiros, conhecido por indicar nomes para ocupar cargos de primeiro e segundo escalões no governo. “Como presidente do Senado, não ficarei fazendo indicações para ministros nem para dirigentes de estatais”, alfinetou. “Minha eleição não significará a derrota de ninguém. Será a vitória da democracia”, acrescentou. Luiz Henrique tem o apoio declarado do PSDB, do DEM, do PSB e de parlamentares do PP, do Psol, do PPS, do PMDB e do PDT.

Mais sobre o novo Congresso

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!