Lobista aconselhou tucano a obter recurso para obra da Alstom

Segundo reportagem do Estadão, lobista de multinacional orientou Aloysio Nunes, então coordenador de campanha de Serra, em 2006, a levantar dinheiro no exterior para obra do metrô. Senador diz que foi "alerta de amigo"

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo informa que Jorge Fagali Neto, apontado pela Polícia Federal como lobista da Alstom e intermediador de propinas, fez sugestões sobre como o governo de São Paulo deveria agir no setor metroviário ao senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) em 2006. Na época, Aloysio era coordenador de campanha de José Serra (PSDB) ao governo paulista e secretário municipal de Gilberto Kassab. Uma das sugestões, a busca de dinheiro no Banco Mundial para obras da Linha 4-Amarela do Metrô, acabou sendo levada adiante, em 2008, quando Aloysio já era chefe da Casa Civil de Serra. A obra foi tocada por um consórcio do qual a Alstom fazia parte, de acordo com o jornal.

A mensagem eletrônica de Fagali a Aloysio é de 26 de setembro de 2006, cinco dias antes da eleição de Serra, e consta dos autos da investigação da PF sobre o cartel de trens durante gestões do PSDB no estado de São Paulo. Secretário de Transportes do governo Luiz Antônio Fleury Filho (PMDB), em 1994, Jorge Fagali é um dos 11 indiciados pela Polícia Federal por suspeita de irregularidades em contratos de energia da Alstom com o governo paulista. Ele é suspeito de ter cometido crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-secretário nega as acusações.

Em entrevista ao Estadão, Aloysio diz que os dois se conhecem há muitos anos e que a mensagem eletrônica foi apenas um “alerta de amigo” sobre a situação do setor metroferroviário. "Fagali estava fazendo um alerta, ele estava acompanhando as propostas do Serra na campanha", disse o senador aos repórteres Ricardo Chapola, Fausto Macedo e Fernando Gallo.

Leia a íntegra da reportagem do Estadão

Leia mais sobre o trensalão

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!