Agora: deputados e cientista político debatem riscos à democracia no Brasil

Diversos episódios recentes levaram parlamentares, juristas, acadêmicos, ativistas digitais e entidades da sociedade civil a apontarem riscos à democracia no Brasil. Destacam-se, entre eles, o fomento a atos contra o Judiciário e o Legislativo por parte do presidente Jair Bolsonaro, a expressa vontade de “intervir” no Supremo Tribunal Federal (STFe a participação do presidente em ato onde houve a exaltação do Ato Institucional nº 5 (AI-5).

> Parlamentares premiadas discutem cotas para mulheres em live

Para contextualizar e entender as consequências destes atos, o Congresso em Foco realiza nesta sexta-feira (4), a partir das 11h, a live “A democracia está em risco no Brasil?”. Participarão do debate as deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP) Margarete Coelho (PP-PI), o deputado Fábio Trad (PSD-MS) e o cientista político Ricardo Braga.  A live será mediada pelo fundador deste veículo, Sylvio Costa.

Você poderá acompanhá-la aqui:

 

Os três parlamentares convidados foram destaques no Prêmio Congresso em Foco 2020. Fábio Trad foi eleito o melhor deputado pelo júri da premiação. Margarete Coelho ficou entre os destaques da mesma categoria. Sâmia Bomfim teve a terceira maior votação, pela internet, da categoria "Melhores da Câmara" (veja aqui a lista de todos os vencedores).

Foi também a mulher mais votada pelo público neste ano. Ela aponta o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) como um marco na sequência de ameaças ao sistema democrático. “Quando uma parlamentar é assassinada e existe uma naturalização por parte da sociedade, significa que tem um problema democrático muito forte”, disse.

A deputada antecipou ao Congresso em Foco a sua visão de que as ameaças à democrática vão hoje além do discurso e estão se institucionalizando. “A nomeação do procurador-geral da República sem respeitar a lista tríplice e a interferência na Polícia Federal do Rio de Janeiro para proteger a família de investigações são alguns exemplos”, ressaltou.

E você? O que pensa a respeito? Acompanhe a live e deixe registrados os seus questionamentos e opiniões usando a hashtag #LiveCongressoEmFoco.

> 2019 foi ano de saudosismo de tempos ditatoriais e ataques à democracia 

> O que já publicamos sobre democracia

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!