Líder do Pros leva bancada para o PHS

Givaldo Carimbão deixa legenda que foi fundador e primeiro deputado. Veja a lista parcial do troca-troca partidário

O líder do Partido Republicano da Ordem Social na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), decidiu deixar a legenda, o cargo e se transferiu para o Partido Humanista Social. O parlamentar, que foi o primeiro congressista a assinar a ficha do PROS em 2014 e líder da primeira bancada de 21 deputados, concluiu que não havia mais condições políticas de continuar na sigla por incompatibilidade política com o presidente legenda, Eurípedes Junior. O Pros, que nas eleições de 2014 elegeu 12 deputados federais, viu sua bancada minguar para 9 congressistas no ano passado e agora deve ficar com cinco.

Carimbão chega ao PHS com a garantia de assumir a liderança da legenda na Câmara. Ele espera que a bancada deverá ficar com oito parlamentares. Junto ele, também deixa o Pros o deputado Beto Salame (PA), que também vai para o PHS. Todos os três deputados do Pros do Ceará já decidiram se transferir para o PDT junto com o ex-governador do estado Cid Gomes e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, hoje presidente da Transnordestina.

O deputado Ademir Camilo (MG) também deixará o Pros e ainda não sabe qual será sua nova legenda. O partido deve ganhar três ou quatro deputados, entre eles Odorico Monteiro, que deixa o PT do Ceará, e Toninho Wandscheer, do Partido da Mulher Brasileira. O deputado Marcelo Matos, hoje no PDT-RJ, também acertou a ida para o PHS. Há uma semana um grupo de 17 deputados já tinha decidido trocar de partido, movimento permitido pela emenda constitucional que deu prazo de 30 dias para a troca de legenda sem a perda do mandato. O prazo termina no dia 19 de março. No sistema da Câmara, dez deputados já oficializaram a mudança de legenda.

Confira a tabela parcial do troca-troca:

DEPUTADO UF ORIGEM DESTINO
Ademir Camilo MG PROS ?
Alberto Fraga DF DEM PP
Alfredo Kaefer PR PSDB PSL
André Abdon AP PRB PP
Antônio Jácome RN PMN PTN
Arthur Maia BA SD PPS
Beto Salame PA PROS PHS
Domingos Neto CE PMB PSD
Eros Biondini MG PTB PROS
Expedito Netto RO SD PSD
Givaldo Carimbão AL PROS PHS
Jozi Araújo AP PTB PTN
Leonidas Cristino CE PROS PDT
Major Olímpio SP PMB s/ partido
Marcelo Matos RJ PDT PHS
Mendes Thame SP PSDB PV
Odorico Monteiro CE PT PROS
Ricardo Teobaldo PE PMB PTN
Vicente Arruda CE PROS PDT
Vicentinho Junior TO PSB PR
Victor Mendes MA PMB PSD
Vitor Valim* CE PMDB PSC
Uldurico Junior BA PTC PROS
Toninho Wandscheer PR PMB PROS

*O deputado ainda não confirmou a adesão ao novo partido.

(Colaborou Luma Poletti)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!