Líder do PP anuncia formação de bloco parlamentar com 13 partidos

Compromisso do bloco será garantir a normalidade do funcionamento da Câmara. Líder em exercício do PMDB diz que pretende trabalhar para que a sigla também integre o grupo

O líder do PP na Câmara dos Deputados, deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), anunciou há pouco a formação de um bloco parlamentar reunindo 225 deputados de 13 partidos. Ribeiro explicou que o objetivo do bloco é trabalhar para o país, e destacou o compromisso dos partidos com a normalidade do funcionamento da Casa. “Votaremos a partir de hoje as matérias pelo interesse do Brasil”, afirmou o líder.

São os partidos integrantes: PP, PR, PSD, PRB, PSC, PTB, SD, PHS, PROS, PSL, PTN, PEN e PTdoB.

Aguinaldo Ribeiro acrescentou que há possibilidade do PMDB também participar do bloco, o que elevaria o número de deputados integrantes para 293.

O líder em exercício do PMDB, deputado Leonardo Quintão (MG) afirmou que vai trabalhar para que o partido participe do bloco e espera anunciar ainda hoje a adesão.

Liderança do governo

Com relação à indicação do deputado Andre Moura (PSC-SE) como líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro afirmou que “cabe ao governo indicar e anunciar, mas o bloco formalizou a sugestão para que ele ocupe o cargo. Mas a decisão [sobre a liderança] é uma prerrogativa da Presidência da República”.

Questionado se há interferência nos trabalhos da Casa por parte do presidente afastado Eduardo Cunha, Ribeiro negou. “É preciso encerrar essa história de interferência de Eduardo Cunha na Casa. Isso é superado. Não há interferência”.

Mais sobre Legislativo em crise

Mais sobre medidas provisórias

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!