José Ivo Sartori vence o segundo turno no Rio Grande do Sul

Ex-prefeito de Caxias, peemedebista supera o atual governador, Tarso Genro (PT), e mantém a escrita no estado de o candidato governista não se reeleger ou fazer seu sucessor

Ex-prefeito de Caxias, José Ivo Sartori (PMDB) se elegeu neste domingo governador do Rio Grande do Sul. Ao superar no segundo turno o atual governador, Tarso Genro, ele mantém inalterada uma escrita no estado que ocorre desde a redemocratização: nenhum ocupante do Palácio Piratini conseguiu se reeleger ou fazer seu sucessor.

Com 88,67% dos votos válidos, o peemedebista recebeu 61,23% contra 38,77% do petista. Como faltam 950.178 dos sufrágios a serem apurados, Tarso não tem como mais alcançar o rival, já que a diferença entre os dois é de 1.254.764.

Até duas semanas antes do primeiro turno, Sartori aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de opinião, atrás de Tarso e da senadora Ana Amélia (PP). Somente nos dias anteriores que os levantamentos começaram a captar o crescimento do peemedebista nas intenções de voto. Mesmo assim, não conseguiram prever que ele terminaria a primeira parte na frente.

O ex-prefeito de Caxias acabou recebendo o apoio de 40,4% dos eleitores no primeiro turno, contra 32,57% do atual governador. Nas pesquisas de opinião, o peemedebista levava a melhor, com os institutos projetando diferenças de até 20 pontos percentuais dos votos válidos.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!