Jornalistas participam do Prêmio Congresso em Foco 2007

Soraia Costa

Prêmio Congresso em Foco 2007 continua a mobilizar os profissionais da imprensa que fazem a cobertura do Congresso Nacional. Hoje (11), ao encerrar o segundo dia de votação, 181 jornalistas já haviam depositado seus votos, apontando quais são os melhores deputados federais e senadores que exercem ou exerceram mandato durante este ano. O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino, ajudou a coletar os votos.

De acordo com o regulamento do prêmio, criado ano passado pelo Congresso em Foco, cabe aos jornalistas fazer a pré-seleção dos parlamentares que serão submetidos à avaliação dos internautas. Passarão a essa segunda etapa de votação os 25 deputados e 15 senadores que receberem mais votos dos profissionais encarregados de fazer a cobertura jornalística do Congresso Nacional.  

Três urnas estão sendo utilizadas para colher os votos. Uma, fixa, na sede do Sindicato dos Jornalistas do DF; outra percorre as redações dos principais jornais, revistas e emissoras de rádio e TV que fazem a cobertura política na capital federal; e a terceira circula pelo Congresso Nacional.

A votação dos internautas será realizada neste site a partir do próximo dia 18, seguindo até 18 de novembro. O resultado final será divulgado em 19 de novembro. Todos os parlamentares selecionados pelos jornalistas serão premiados com certificados, em cerimônia na churrascaria Porcão de Brasília, no dia 26 de novembro.

Além dos certificados, os três primeiros colocados tanto no Senado quanto na Câmara receberão troféus criados pela artista plástica paulista Suzana Gouveia. Os colocados entre a 4ª e a 10ª posições serão homenageados com placas. Também serão concedidos prêmios aos deputados e senadores mais assíduos.

Amanhã (12) será o último dia de votação com os jornalistas.

Leia ainda sobre o Prêmio Congresso em Foco 2007:
O que é o prêmio
Íntegra do regulamento
O primeiro dia de votação dos jornalistas

Continuar lendo