Jornal inglês cita Congresso em Foco

Em matéria publicada no The Times sobre o pagamento feito pelo PCC a assassinos de juízes e policiais, periódico usa levantamento publicado pela Revista Congresso em Foco sobre os brasileiros jurados de morte

O jornal inglês The Times citou, em reportagem sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC), levantamento da Revista Congresso em Foco sobre os brasileiros jurados de morte. Publicada em 6 de dezembro, o texto publicado pelo periódico mostra que a organização criminosa paga uma espécie de pensão mensal para assassinos de juízes, policiais e agentes prisionais que estão presos.

O The Times mostra que o PCC, citado como a organização criminosa mais perigosa do país, paga cerca de R$ 4,8 mil por mês ao assassino do juiz José Antonio Machado Dias, em São Paulo. O magistrado era o responsável por coordenar as transferências para outros presídios e o cumprimento das penas de integrantes do Primeiro Comando da Capital. Além do pagamento, o grupo fornece abrigo para as famílias dos presos.

Leia uma prévia da matéria, em inglês (texto completo para assinantes)

No texto, é citado o levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco sobre pessoas ameaçadas de morte no país. Pelo menos 2.034 cidadãos brasileiros estão incluídos em algum dos três programas de proteção a pessoas ameaçadas de morte, mantidos pelo governo federal em parceria com governos estaduais. A reportagem da edição deste bimestre da revista inclui um mapa inédito com a distribuição geográfica desses brasileiros jurados de morte.

Esta não é a única citação feita pela imprensa internacional ao site e à revista Congresso em Foco. Citações ao trabalho, há muito bastante frequentes nos principais veículos de comunicação do país, também se tornaram constantes na mídia estrangeira. O The Washington Post já nos citou em duas oportunidades. O nome do Congresso em Foco também apareceu sete vezes na revista The Economist, a mais prestigiada da imprensa ocidental.

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!