Jornais: BC sobe juros a 9,5%, na 5ª alta seguida contra inflação

Banco quer que índice de preços caia aos 4,5% do centro da meta em 2014, ano eleitoral

FOLHA DE S.PAULO

BC sobe juros a 9,5%, na 5ª  alta seguida contra inflação

Banco quer que índice de preços caia aos 4,5% do centro da meta em 2014, ano eleitoral

EUA cortam ajuda militar ao Egito pela 1ª vez desde 1987

Os EUA decidiram suspender parte da ajuda militar de US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 2,86 bilhões) dada anualmente ao Egito desde 1987

Nome que estará na urna é Eduardo Campos, diz PSB

Um dia após Marina Silva dizer que ela e o governador Eduardo Campos são "possibilidades" para disputar o Planalto, o PSB afirmou que o nome na urna em 2014 será "Eduardo Henrique Accioly Campos"

Sem máscaras

Estudantes caminham na av. Paulista no 1º ato após o governo de SP anunciar força-tarefa contra a violência em protestos -segundo a PM, foram 200 policiais para 500 manifestantes (e só quatro mascarados)

Para Haddad, SP 'pecou' ao só estimular carros

O prefeito Fernando Haddad (PT) disse que São Paulo "pecou" por décadas ao estimular o uso de carros em vez de transporte coletivo, como ônibus e metrô

Análise - Sérgio Rizzo

Graças a Norma Bengell, cinema do país rompeu tabus

 

O GLOBO

 

País volta a ter maior taxa de juro real do mundo

Apesar do recuo da inflação em 12 meses para 5,86%, abaixo de 6% pela primeira vez este ano, a diretoria do Banco Central decidiu, por unanimidade, subir a taxa básica de juros de 9% para 9,5% ao ano, na quinta alta seguida. Com isso, o Brasil volta a ter o maior juro real (acima da inflação) do mundo, com 3,5%, o que não acontecia desde abril de 2012. Segundo analistas, o objetivo seria controlar a inflação em 2014, ano de eleição.

Gasolina deve subir 6% na refinaria

Impacto deve ser de 4% na bomba, mas não há previsão da data para reajuste.

‘Estou na fase dos grandes beijos’

Em evento ontem no Congresso, uma afável Dilma cumprimentou o presidente do STF. Joaquim Barbosa, e evitou falar sobre política: “Estou na fase dos grandes beijos", disse.

Lição de mestre: Grevistas dão apoio incondicional a black blocs

Apesar dos atos violentos patrocinados pelos black blocs em suas manifestações, professores municipais em greve aprovaram e divulgaram ontem resolução em que defendem incondicionalmente os vândalos das ações policiais. Manifesto divulgado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), após assembleia que decidiu pela continuação da paralisação, diz também que a categoria irá organizar sua autodefesa contra a polícia.

Campos e Marina agem contra crise

Eduardo Campos e Marina Silva atuaram ontem para tentar desfazer a tensão entre seus aliados, depois de críticas da ex-senadora a apoiadores do governador de Pernambuco. Eles também mantiveram dúvidas sobre qual dos dois vai liderar a chapa presidencial na eleição do ano que vem.

No Rio, promessa de palanque duplo e triplo

Depois de Lindbergh Farias, que ofereceu palanque a Campos e Dilma, o PSDB quer fazer campanha com o PSB e Aécio. Garotinho diz que terá 3 palanques.

Serra: candidato tucano só sairá em março

Nova decisão na saúde: ANS suspende 246 planos

 

O ESTADO DE S. PAULO

 

Copom eleva juro e aponta para taxa em dois dígitos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto porcentual, para 9,5% ao ano. Já são 2,25 pontos porcentuais de alta desde abril. O comunicado oficial diz que o BC avaliou de forma unânime que a elevação da Selic contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que a tendência persista em 2014. A afirmação reforçou a expectativa de que os juros podem chegar a 10% em 27 de novembro, data da próxima reunião. O aumento, já esperado, foi dado como garantido por analistas depois que, pela manhã, o IBGE divulgou que o 1PCA foi de 0,35% em setembro, ante 0,24% em agosto. A variação do índice foi creditada principalmente ao aumento de 16,09% nas passagens aéreas. Pela primeira vez no ano, no entanto, a taxa de inflação oficial ficou abaixo de 6% no acumulado em 12 meses (5,86%).

FMI diz que Brasil deve reduzir dívida

O FMI recomendou que o Brasil reduza sua dívida pública, que em 2012 atingiu 68% do PIB. Para isso, o governo deveria dar prioridade à arrumação das contas.

Segurança reforçada

Policiais escoltam estudantes da USP, Unesp e da Unicamp que marcharam de forma pacífica na Av. Paulista por eleições diretas para reitoria. A polícia preparou-se para uma guerra após a depredação causada pelo Black Bloc na segunda-feira.

Ninguém vota por causa de vice, diz Paulo Bernardo

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, declarou que no Brasil ninguém vota por causa do vice, em meio a uma campanha do Planalto para desconstruir a aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos, presidente do PSB. Marina disse ontem que a presidente Dilma Rousseff tem dificuldade de manter a estabilidade econômica alcançada no governo FHC e um dos principais objetivos de sua aliança com Campos é manter essa estabilidade e conservar o legado social do governo Lula.

Kassab diz que PSD apoiará o PT

Criador e presidente do PSD, Gilberto Kassab disse ao Estado que o partido vai caminhar com o PT no cenário nacional e apoiará a reeleição de Dilma Rousseff.

CPI quer acesso a dados de jornalista

A CPI da Espionagem ameaça recorrer à Justiça para obter documentos em poder do jornalista Glenn Greenwald sobre o monitoramento ilegal de autoridades.

STJ autoriza ANS a suspender planos

 

Celso Ming: Alívio temporário

Não dá para garantir que a desaceleração será duradoura. A inflação continua resistente e o índice de difusão ainda é relativamente alto.

Carol Rosenberg: Nova era, velhos hábitos

O governo Obama está interrogando no mar o mais recente prisioneiro da guerra contra o terror, voltando a adotar uma prática comum na era Bush.

 

CORREIO BRAZILIENSE

 

Geovana, 6, a menina que o descaso engoliu

A garotinha de 6 anos que se afogou dentro de um ônibus escolar da Secretaria de Educação do DF estava dormindo quando as águas começaram a invadir o veículo num viaduto de Ceilândia. Ela ainda tentou fugir, mas acredita-se que ficou presa a algum objeto. As principais causas do acidente são por demais conhecidas da população em época de chuva: falta de manutenção da rede pluvial, poucos pontos de escoamento, excesso de impermeabilização do solo e incompetência da engenharia de trânsito. À mãe, restou o desespero: “Entreguei a minha filha saudável para a escola e me devolveram só o corpo". Polícia investiga se houve imprudência.

Tempestade causa dez desabamentos

Um partido mal-assombrado

O repórter João Valadares conta a história de um morto que teve a “assinatura” validada por cartório eleitoral do DF e ajudou a criar o Solidariedade. É o segundo fantasma “flagrado" pelo Correio entre os apoiadores do partido.

Senadores terão de volta IR de 14° e 15°

Lembram-se dos extintos salários extras? Conselho abriu brecha para parlamentares pedirem reembolso do imposto pago. Valor pode chegar a bilhões de reais.

Brasil volta a ter o juro real mais alto do mundo

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!