Jornais: ameaça de protestos deve mudar rota do papa no país

Abin, Exército e PF discutem com Vaticano alterações no programa para preservar a comitiva oficial e os fiéis que estarão no Rio

FOLHA DE S.PAULO

Ameaça de protestos deve mudar rota do papa no país

A menos de uma semana da chegada do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, o risco de manifestações de rua e a preocupação com a segurança devem alterar a agenda do pontífice no Rio.

Os responsáveis pela proteção ao papa no Brasil -- Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Exército e Polícia Federal-- discutem com a equipe do Vaticano alterações na programação para preservar a comitiva oficial e os fiéis que estarão na cidade.

A principal mudança envolve a solenidade de boas vindas a Francisco, com a presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, prevista para as 17h de segunda-feira no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.

Policiais e militares entendem que o prédio não é seguro. Para o mesmo local, está programado encontro reservado do papa com a presidente Dilma Rousseff.

Aviões terão novas regras para deficientes e bebês em 2014

Nova regra da aviação brasileira determina que, a partir de janeiro, companhias aéreas poderão acomodar deficientes, idosos e grávidas também nos últimos lugares dos aviões. Hoje, esses passageiros só podem ficar na frente da aeronave

Estátua Peregrina

Escultura de 8 m de frei Galvão, santo brasileiro, é posta em caminhão para ir de Guaratinguetá a Aparecida (SP), onde receberá a bênção do papa; antes, ela passará por Pindamonhangaba para ser restaurada

Congresso pode descaracterizar programa para atrair médicos

Emendas apresentadas por deputados e senadores à medida provisória que cria o "Mais Médicos" podem desfigurar pontos centrais do programa

Aliados ignoram pontos da reforma política de Dilma

As bancadas do PMDB e do PT na Câmara, principais partidos de sustentação do governo no Congresso, colocaram de lado sugestões da presidente Dilma

Bolívia fez vistoria em aeronaves da FAB, diz Amorim

Três aviões da Força Aérea Brasileira foram vistoriados pelo governo da Bolívia no aeroporto de La Paz em 2011, segundo o ministro Celso Amorim (Defesa)

Em artigo, Lula pede 'profunda renovação' no PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou ontem, em sua coluna mensal para o jornal "The New York Times", que o PT precisa se renovar e retomar seus laços com os movimentos sociais.

"Mesmo o PT, que ajudei a fundar e que tem contribuído muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de profunda renovação. É preciso recuperar suas ligações diárias com os movimentos sociais, oferecer novas soluções a novos problemas", disse Lula ao comentar os protestos de junho.

Durante os protestos, a aprovação do governo Dilma caiu de 57%, em 6 e 7 de junho, para 30% nos dias 27 e 28, segundo o Datafolha. Com isso, as intenções de voto em Dilma também despencaram --de 51% para 30% no cenário com Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (Rede) e Eduardo Campos (PSB).

Em resposta às pesquisas que indicaram que a maioria dos manifestantes não tinha preferência partidária (como 84% dos presentes ao protesto de 18 de junho no Largo da Batata, em São Paulo), Lula disse discordar daqueles que atribuíam a onda de protestos a uma rejeição à política.

"Acho que é precisamente o oposto: eles [manifestantes] refletem um esforço para aumentar o alcance da democracia, para incentivar as pessoas a participar mais plenamente", escreveu Lula.

 

O GLOBO

Francisco em Copacabana - Rio terá dois ‘réveillons’ na semana que vem

Protestos marcados nas redes sociais alertaram Abin. Contingente de militares aumentou 68%, passando para mais de 14 mil soldados

Para ver o Papa, Copacabana terá na próxima semana esquema especial, com interdições de ruas, semelhante ao adotado no réveillon. Nos dias 25 e 26, durante a Jornada Mundial da Juventude, a Acolhida e a Via Sacra vão levar ao bairro mais de 1,5 milhão de fiéis. Protestos marcados pelas redes sociais para os dias da visita do Pontífice aumentaram a preocupação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e levaram as Forças Armadas a multiplicar o número de militares na segurança. Em dois meses, o aumento no contingente foi de 68%, passando de 8.500 para 14.300 soldados.

Paes: confissão para políticos

Ao falar de protestos na visita do Papa, prefeito diz que governantes deveriam confessar seus pecados.

Protestos raciais continuam nos EUA

Manifestantes protestam em Los Angeles contra a absolvição do ex-vigia George Zimmerman, que matou com um tiro o jovem negro desarmado Trayvon Martin, de 17 anos, na Flórida no ano passado. Foi o terceiro dia seguido de tumultos em cidades americanas, com 23 prisões. O cantor Stevie Wonder anunciou um boicote artístico à Flórida e a estados com leis de legítima defesa como as que permitiram o veredicto que inocentou Zimmerman.

Depois das ruas: Lulista vai coordenar reforma

Com o apoio de Lula, o deputado Cândido Vaccareza (PT-SP) venceu a disputa com o colega Henrique Fontana (PT-SP) e coordenará o grupo de trabalho sobre reforma política na Câmara.

Lula cobra renovação no PT

Em artigo no "New York Times”, o ex-presidente disse que o PT está distante dos movimentos sociais.

PM do Rio faz autocrítica

Comandante da PM do Rio diz que reduzirá uso de gás lacrimogêneo.

Exército de olho nas redes

O Centro de Defesa Cibernética do Exército monitora pelas redes sociais os líderes das manifestações.

Crédito a empresas 'X': BNDES prestará esclarecimentos

Comissão do Senado aprovou convite para Luciano Coutinho, presidente do banco, detalhar os empréstimos à EBX, de Eike. Oposição quer CPI.

 

O ESTADO DE S. PAULO

Abin avança que protesto é ameaça na visita do papa

A uma semana da Jornada Mundial da Juventude, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vê as manifestações nas ruas como a maior “fonte de ameaça” à visita do papa Francisco, tanto em Aparecida como no Rio. Apesar do monitoramento, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito Siqueira, diz que os protestos não serão um “problema”. O alerta estava exposto em painel de informações na Abin, em Brasília, durante visita aberta a jornalistas. No Rio, aparecem como “fontes de ameaça” incidentes de trânsito, crime organizado, organizações terroristas, movimentos reivindicatórios, grupos de pressão e criminalidade comum. Mas o alerta vermelho é com os “grupos de pressão”. Durante a Jornada, o fluxo de turistas deve provocar recorde na movimentação dos aeroportos do Rio, com média de 70 mil passageiros por dia.

Prefeito do Rio faz apelo

Eduardo Paes (PMDB) disse que Francisco não deveria ser alvo dos protestos. "O papa não tem relação direta nenhuma com os pecados dos governantes brasileiros", afirmou.

Ceticismo sobre reforma política cresce com brigas no PT

A discussão da reforma política – sugerida pela presidente Dilma Rousseff após os protestos - está emperrada no Congresso com brigas entre petistas e uma rebelião do PMDB, que defende o fim da reeleição e da doação de empresas aos partidos. Ontem, a Câmara instalou o grupo de trabalho que discutirá a reforma, mas os parlamentares entraram em recesso. Já o PT apresentou a proposta de decreto legislativo, que não durou oito horas. Após críticas, o partido reduziu os itens.

Avaliação de Dilma cai a 31%, mostra pesquisa

Pesquisa do instituto MDA feita entre os dias 7 e 10 e divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) confirmou a queda de avaliação positiva do governo Dilma Rousseff, de 54,2% em junho para 31,3% agora. A avaliação negativa subiu de 9% para 29,5%. Nas intenções de voto para as eleições de 2014, Dilma caiu de 52% para 33,4% e Marina Silva subiu de 12,5% para 20,7%.

Lula quer renovação ‘profunda’ do PT

Em sua coluna mensal publicada no jornal americano The New York Times, o ex-presidente Lula afirmou que o PT precisa passar por uma “renovação profunda" e apresentar “novas soluções para novos problemas”.

Oposição na Espanha ameaça premiê

A oposição na Espanha ameaçou ontem apresentar uma moção de censura contra o premiê Mariano Rajoy se ele rejeitar comparecer ao Parlamento para dar explicações sobre as denúncias de financiamento ilegal de políticos de sua legenda, o Partido Popular (PP). Luis Bárcenas, ex-tesoureiro do PP acusado de corrupção, afirmou que deu dinheiro a Rajoy.

Decisão do Congresso onera Tesouro

Enquanto o governo tenta cortar despesas, parlamentares ampliaram ontem por um ano o Reintegra, programa que devolve às empresas 3% do faturamento com as vendas externas de manufaturados. Também estenderam a desoneração da folha de pagamento para empresas varejistas de eletrônicos e redes de lojas cujas vendas de alimentos superem 10% de sua receita.

Contra médicos estrangeiros

Médicos e estudantes de Medicina protestaram em São Paulo contra medidas do governo para ampliar número de médicos no País.

MP investigará verba extra de Assembleia

O Ministério Público de São Paulo vai investigar a distribuição da Gratificação Especial de Desempenho pela Assembleia. Reportagem publicada ontem no Estado mostrou que houve aumento do bônus distribuído entre servidores dos gabinetes dos parlamentares. A decisão da Assembleia foi tomada três semanas após a Justiça determinar o fim do pagamento de auxílio-moradia aos deputados.

Novo estádio em Cuiabá terá dinheiro do PAC

Fauna brasileira: país descobre aves

Quinze espécies de aves foram descobertas na Amazônia. Desde 1871 não eram descritas tantas espécies de aves brasileiras de uma só vez, e em uma única publicação.

 

CORREIO BRAZILIENSE

Fazenda de gado no DF virou aeroporto

No meio do verde, onde antes havia gado, desponta a pista de 1.750 metros, pouco menor que a do aeroporto de Congonhas (SP). Construído em área rural de São Sebastião, o Aeródromo Botelho fica a 20km da Praça dos Três Poderes. Foi aberto há dois anos, mas começou a crescer sem parar nos últimos seis meses, atraindo os endinheirados da capital, principalmente empresários. Em média, registra 400 decolagens e pousos por mês e abriga, hoje, 105 aviões de particulares em seus 65 hangares, enquanto no Aeroporto Internacional de Brasília há apenas 20 espaços desse tipo.

Bolívia invadiu aviões da FAB ao menos três vezes

Os bolivianos estão indignados com o tratamento que Evo Morales recebeu na Europa, onde a aeronave presidencial foi revistada, mas já usaram o mesmo procedimento com autoridades brasileiras. Os incidentes ocorreram em 2011, em La Paz, e o Brasil protestou oficialmente.

Protestos são o maior risco para o papa

O esquema de segurança de Francisco pode enfrentar problemas com as manifestações populares no Rio. Segundo a Abin, essa é a principal ameaça durante a Jornada da Juventude.

Servidores - PF pressiona nas ruas

Com um elefante branco simbolizando a demora do governo em atender as reivindicações, 500 agentes, escrivães e papiloscopistas marcharam na Esplanada cobrando a reestruturação das carreiras. Os pedidos custariam R$ 500 milhões por ano ao Executivo.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!