Jornais: acidente no Itaquerão mata 2 e atrasa obra da Copa

Fifa e Comitê Organizador aguardam laudos, mas avaliam que estádio não corre risco de ficar fora do Mundial. Ministério Público avalia se vai pedir a interdição da obra

O ESTADO DE S. PAULO

Acidente no Itaquerão mata 2 e atrasa obra

Um acidente na Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, ocorrido ontem, por volta das 121130, em Itaquera, provocou a morte de dois operários. As causas da tragédia devem ser esclarecidas por meio de uma perícia técnica nos próximos dias. A Fifa e o Comitê Organizador Local aguardam os laudos da perícia para dar um parecer definitivo sobre a realização dos jogos, mas avaliam que o estádio não corre risco de ficar fora do Mundial.

A expectativa dos responsáveis pela obra é que haverá um considerável atraso e a arena deverá ser entregue até março do ano que vem. O estádio está com 94% das obras concluídas e havia a previsão de ficar pronto até o fim deste ano.

O Ministério Público de São Paulo espera os laudos da perícia técnica para decidir se vai pedir a interdição da obra do estádio.

Os dois operários mortos eram torcedores do Corinthians e, no momento do acidente, estavam descansando no intervalo do almoço.

Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e principal responsável pela condução das obras do estádio alvinegro, estava no local no momento do acidente. O dirigente disse ontem que o mais importante agora não é o cronograma da construção, e sim amparar as famílias das vítimas do acidente. As obras vão ficar paralisadas por três dias por luto.

Câmara adia decisão sobre aposentadoria de Genoino

A tentativa do PT de aposentar imediatamente o deputado licenciado José Genoino (PT-SP) para evitar um processo de cassação fracassou ontem. Um laudo dos médicos da Câmara pediu mais 90 dias para concluir se o deputado tem invalidez permanente. Como plano B, o partido quer agora paralisar qualquer decisão da Mesa Diretora sobre a perda do mandato enquanto o deputado estiver de licença médica. Para tanto, precisa que pelo menos quatro dos sete integrantes da Mesa votem pela não abertura do processo de cassação na reunião de terça-feira. A junta médica concluiu que Genoino não sofre de cardiopatia grave, mesma conclusão dos médicos da Universidade de Brasília que o examinaram a pedido do STF. A junta ressaltou ainda que o processo de aposentadoria por invalidez pode ir além do fim do mandato de Genoino, em fevereiro de 2015.

Donadon pode ser cassado

O Conselho de Ética da Câmara aprovou a perda do mandato do deputado federal Natan Donadon e a votação deve ir a plenário.

Consultor nega ter pago a tucanos propina de cartel

O engenheiro Arthur Gomes Teixeira, sócio da Procint Projetos e Consultoria, disse ao Estado que não pagou propina a políticos tucanos, nem de outros partidos. Considerado pelo Ministério Público lobista do cartel dos trens, ele desmente o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer. Em relatório encartado nos autos do inquérito da Polícia Federal sobre o cartel que teria operado em governos do PSDB de São Paulo entre 1998 e 2008, Rheinheimer diz ter ouvido de Teixeira que os deputados Arnaldo Jardim (PPS-SP) e Edson Aparecido, hoje secretário da Casa Civil do governo Alckmin, teriam sido destinatários de “parte da comissão” paga por oito empresas à Procint. “Isso é uma mentira, algo sem qualquer fundamento”, reage Teixeira. Para ele, Rheinheimer é “vingativo” e autor do documento entregue pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) à Polícia Federal.

Petista: ‘Não mexi em tradução'

O deputado licenciado Simão Pedro negou ter alterado documento com denúncia sobre o cartel de trens.

Proposta do Orçamento impositivo é dividida

Um racha ontem na base aliada fez com que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo fosse desmembrada em duas.

Uma que aborda seu tema original e toma obrigatório o pagamento de emendas parlamentares individuais; e outra que trata apenas de financiamento à saúde. Essa fixa em 15% da receita corrente líquida (RCL) como porcentual mínimo de investimento da União na área de saúde.

A decisão de separar os temas teve como base um requerimento do líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO). Ele defende que o porcentual a ser vinculado para a saúde seja de 18% da RCL, mas como isso poderia implicar na volta da proposta ao Senado, propôs a tramitação separada, o que permitiria acelerar apenas o trecho sobre o pagamento obrigatório das emendas. O deputado não concorda ainda com a inclusão das emendas parlamentares e dos royalties do petróleo como forma de complementar o porcentual a ser investido pela União. "O governo quer fazer cortesia com o chapéu alheio", disse.

Apenas PT, PMDB e PR ficaram contra o desmembramento. Parte da base acompanhou a proposta de Caiado por entender que ela acabaria por retirar também a vinculação de metade das emendas para a área da saúde.

Com deságio de 52%, Odebrecht leva a BR-163

Cinco dias após arrematar o Aeroporto do Galeão, a Odebrecht levou a concessão do trecho da BR-163 (MT), importante rodovia no escoamento de grãos no Centro-Oeste. O grupo propôs deságio de 52% sobre o teto do pedágio, de R$ 5,50. A tarifa será de R$ 2,64 para cada 100 km.

BC eleva taxa básica de juros para 10% ao ano

O Banco Central anunciou o sexto aumento consecutivo dos juros, que voltaram ao patamar de dois dígitos, e deixou aberta a possibilidade de novas altas da taxa básica (Selic) em 2014. Os juros subiram de 9,5% para 10% ao ano por decisão unânime do Copom, que só volta a se reunir em 15 de janeiro.

Senado italiano expulsa Berlusconi

José Serra: há direito de quebrar o País?

Se acolhida pelo STF a correção das cadernetas de poupança, perderão o Brasil e a população, que arcará com os custos da visão de “direito adquirido”.

Eugênio Bucci: mensalão mineiro

Tanto no caso petista como no tucano, ambos os partidos tentam desinformar a sociedade. A imprensa está desafiada a esclarecer.

Sérgio Lazzarini: subsídio para quem não precisa

Porque subsidiar grupos privados se o projeto é lucrativo? A resposta está no uso de subsídios pela porta dos fundos para inflar o resultado dos leilões.

Notas & Informações: cassações às claras

A aprovação pelo Senado do voto aberto para cassações de mandato foi a solução mais certa.

 

FOLHA DE S.PAULO

Acidente mata 2 operários e deve atrasar Itaquerão

Guindaste tomba e derruba parte da cobertura do estádio da abertura da Copa do Mundo; 30% da obra é interditada

Junta rejeita aposentadoria de Genoino e pede reavaliação

Condenado no mensalão e preso, José Genoino (PT-SP) teve rejeitado o seu pedido para que fosse imediatamente aposentado por invalidez pela Câmara

Anatel beneficia TV de dono de hotel que contratou Dirceu

O futuro chefe do ex-ministro José Dirceu, o empresário Paulo de Abreu, foi beneficiado nesta semana com uma medida do governo aprovada mesmo contra relatórios elaborados por técnicos.

Abreu ganhou o direito de transferir antenas da Top TV --uma de suas emissoras-- do município de Francisco Morato para a avenida Paulista, em São Paulo.

Dono do hotel Saint Peter, que contratou Dirceu sexta-feira, Abreu é filiado ao PTN, partido integrante da coligação da presidente Dilma Rousseff em 2010.

Na segunda, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a pedido do Ministério das Comunicações, permitiu que algumas emissoras mudassem suas antenas para a capital, o que melhora a cobertura dessas TVs em São Paulo e aumenta o potencial de telespectadores.

Segundo análise dos técnicos da Anatel, a mudança da Top TV, canal 35, não poderia ocorrer, pois não seguiu trâmite adequado e porque pode ser inviável tecnicamente.

Diz o texto que a operação na Paulista pode criar interferência com outra emissora que ocupa o mesmo canal em Suzano. Ao mudar as antenas, a TV ainda deixa de operar em seu município de concessão.

Outra TV beneficiada com a mudança foi a TVT (TV dos Trabalhadores), ligada à CUT.

STF não fez julgamento político, diz ministro

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), rebateu ontem as críticas de que o julgamento do mensalão foi "político" ou que tenha havido "partidarização" pela corte para condenar integrantes do PT, partido da presidente Dilma Rousseff.

Indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de quem era advogado-geral, Mendes disse que não vê razão para críticas de que houve julgamento político, pois o Supremo é hoje composto "basicamente por pessoas indicadas pelo ex-presidente Lula e por Dilma".

BC sobe juros para 10%, a taxa mais alta em 20 meses

O Banco Central aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 10% ao ano. É a maior desde março de 2012

Tostão

Morre Nilton Santos, 88, o maior defensor que vi jogar no Brasil

Senado italiano cassa mandato de Berlusconi por fraude fiscal

Político dominante da Itália, o ex-premiê Silvio Berlusconi perdeu o cargo de senador. Condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal, Berlusconi foi enquadrado em lei que manda retirar o mandato de políticos condenados a pena de mais de dois anos

Com a Macaca

Jogadores da Ponte Preta festejam gol contra o São Paulo; o 1 a 1 levou o time de Campinas à final da Sul-Americana, sua 1ª decisão internacional

 

O GLOBO

Caso Siemens: PT e PSDB fazem guerra de versões sobre dossiê

A menos de um ano da eleição presidencial, PT e PSDB acirraram a troca de acusações sobre documentos utilizados na investigação do caso Siemens — que apura formação de cartel e pagamento de propina em contratos do Metrô durante governos tucanos em SP. Há pelo menos três documentos circulando, um em inglês e dois em português. O PSDB diz que petistas acrescentaram dados a uma tradução, incluindo o partido e nomes de políticos, e pediu que a Comissão de Ética Pública investigue. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que encaminhou os papéis à PF, disse que não há falsificação e que os documentos são diferentes.

PF convoca deputado para explicar uso de helicóptero

O deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), filho e herdeiro político do senador e ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrella (PDT-MG), terá que dar explicações à Polícia Federal (PF) em inquérito aberto para investigar a apreensão de 443 quilos de pasta de cocaína dentro do helicóptero da família, no último domingo, no Espírito Santo. Ontem, a PF capixaba expediu carta precatória, via e-mail, para policiais federais em Minas ouvirem Gustavo Perrella.

O documento foi recebido pelo corregedor em exercício da PF em BH, João Batista Cunha. Além do parlamentar, serão interrogados sua irmã, Carolina Perrella, e um primo,

André Almeida Costa. Os três figuram como donos da empresa Limeira Agropecuária Ltda, constituída pelo senador e posteriormente doada para os herdeiros. O helicóptero apreendido está registrado em nome da Limeira, que tem sede na cidade de Pará de Minas, a 73km de Belo Horizonte.

A data para os depoimentos ainda não foi marcada. O advogado da família, Antonio Carlos Almeida Castro, o Kakay, declarou que seu cliente quer esclarecer o episódio o mais rápido possível e que vai abrir mão de escolher data e local para ser ouvido.

Genoino não está inválido

Laudo de junta médica da Câmara diz que o mensaleiro Genoino não tem doença que justifique a aposentadoria.

Colunistas: Veríssimo

Como seria se o Brasil estivesse a ponto de dominar a tecnologia nuclear.

Esportes: acidente pode atrasar entrega do Itaquerão

A queda de um guindaste matou dois operários e derrubou parte da fachada do Itaquerão, o que pode atrasar a entrega do estádio de abertura da Copa à Fifa.

De olho na inflação: juro sobe a 10% na sexta alta seguida

A diretoria do Banco Central subiu os juros básicos de 9,5% para 10% ao ano, na sexta alta seguida. Com isso, a taxa volta a dois dígitos, o que não ocorria há dois anos. Segundo analistas, o objetivo é segurar a inflação em 2014.

Privatização de rodovias: estrada sai com deságio de 52%

A Odebrecht venceu o leilão de trecho da BR-163, em Mato Grosso, por onde é escoada a soja do Centro-Oeste. Investirá R$ 4,7 bi em obras.

“O modelo (de concessões), querido, é meu. Não conheço investimento dessa envergadura antes do meu governo”

Dilma Rousseff, presidente.

MEC corrige falha: revisão do Enem muda 1º colocado

O MEC recalculou notas e informou que o Colégio Objetivo Integrado (SP) é o 1º no Enem. No país, 24 escolas pediram reexame.

Sem imunidade: Senado italiano cassa Berlusconi

Condenado à prisão, o ex-premier foi cassado e perdeu direitos políticos por seis anos, encerrando duas décadas de poder na Itália.

Beber e dirigir: comissão aprova penas mais duras

 

CORREIO BRAZILIENSE

Novo Laudo complica a atuação de Genoino

Assim como colegas da UnB, cardiologistas da Câmara concluíram que Genoino não sofre de cardiopatia grave, mas recomendaram licença médica por 90 dias e nova avaliação em fevereiro. Ontem, manobra do PT adiou outra vez a abertura do processo de cassação do parlamentar. No caso de Dirceu, que arranjou emprego de R$ 20 mil em hotel, juiz só decidirá se autoriza o trabalho em 40 dias. Há fila de presos pedindo o semiaberto.

PSDB eleva tom pela demissão de Cardozo

Novos trechos de tradução forjada para incriminar tucanos levam partido a aumentar a pressão contra o ministro da Justiça. O documento original em inglês sobre a máfia de trens não cita pagamento de propina a políticos do PSDB.

Crise: PM exonera coronel que suspendeu convênios

Sérgio Cordeiro, chefe do departamento de Saúde, deixará o cargo. Ele foi considerado o responsável pelo cancelamento dos planos de saúde, já reativados. O GDF diz que não havia motivos para a decisão.

Brasil fecha o ano com juros a 10%

O Banco Central elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, no sexto aumento seguido em 2013. O reajuste consolidou o país na liderança de um triste ranking: o das taxas mais altas em todo o mundo.

Poupança só ano que vem

STF começa a julgar se contas terão correção devido a perdas com planos econômicos, mas decisão só deve sair em 2014. Governo teme o impacto, na economia, de uma possível derrota dos bancos.

O ocaso de Berlusconi

O polêmico ex-primeiro-ministro italiano é cassado pelo Senado, fica inelegível por seis anos e terá de enfrentar a justiça sem a proteção da imunidade parlamentar.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!