Instituto Lula interpela Gentili por dizer que ataque a bomba foi ‘forjado’

Apresentador de TV escreveu na internet que instituto forjou ataque para "sair de vítima". Advogados querem que ele comprove o que disse ou se retrate. Do contrário, será alvo de processo criminal ou cível na Justiça

O Instituto Lula interpelou judicialmente, nesta quinta-feira (13), o apresentador de TV Danilo Gentili, do SBT, para que ele explique os comentários que publicou sobre o atentado a bomba na sede da entidade, no último dia 31. "Instituto Lula forja ataque para sair de vítima e o máximo que conseguem com isso é o pessoal dizendo 'q pena q o Lula não tava lá na hora'", tuitou.

A interpelação judicial é um pedido de esclarecimento por meio de citação ou notificação judicial. Com seis perguntas, os advogados do instituto questionam Gentili, entre outras coisas, qual foi seu objetivo com a publicação e cobram que ele prove o que disse ou se retrate. “A partir da resposta do apresentador serão avaliadas as possibilidades de processo cível ou criminal contra Gentili”, informa o Instituto Lula. As polícias Civil e Federal investigam o ataque à sede da entidade, mas ainda não concluíram as apurações.

Veja a íntegra da nota do instituto:

“São Paulo, 13 de agosto de 2015,

Gentili concluiu sua fala grosseira com a afirmação de que o resultado do ataque teria sido que as pessoas lamentarem o fato de a bomba não ter atingido o ex-presidente. Há duas semanas, a Polícia Civil investiga o atentado, ainda sem resultados.

A interpelação judicial é um procedimento anterior à ação judicial, com o objetivo de oferecer a Gentili a oportunidade de explicar suas palavras, provar suas afirmações ou se retratar. Os advogados do Instituto apresentaram seis perguntas que gostariam de ver respondidas por ele:

A conta @DaniloGentili pertence ao suposto humorista?

O comentário publicado nesse perfil é de autoria de Gentili?

Mais alguém participou da elaboração desse comentário?

Gentili tem algum elemento de prova de que o atentado ao Instituto teria sido forjado? Se sim, qual?

Qual foi a intenção de dizer que o atentado foi forjado?

Gentili confirma o comentário ou gostaria de se retratar?

A partir da resposta do apresentador serão avaliadas as possibilidades de processo cível ou criminal contra Gentili.

Assista ao momento do ataque:

Polícia Federal investigará bomba no Instituto Lula

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!