Índios fazem manifestação contra Cunha e PEC 215

“Nossa manifestação é contra a emenda da demarcação, mas também estamos indignados com todas as denúncias de corrupção contra Eduardo Cunha”, disse Sarapó Pancararu, líder indígenas

Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados
Cerca de 500 índios e vários Estados fizeram na manhã desta quarta-feira (16), no gramado em frente ao Congresso Nacional, manifestação pela saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O protesto também pedia a rejeição da emenda constitucional (PEC 215) que transfere da Funai para o Congresso a decisão final sobre demarcação de terras indígenas.

“Nossa manifestação é contra a emenda da demarcação, mas também estamos indignados com todas as denúncias de corrupção contra Eduardo Cunha”, disse Sarapó Pancararu, coordenador da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Os manifestantes levaram faixas e cartazes escritos “Fora Cunha, Dilma Fica”. O grupo tentou se aproximar da entrada principal do Congresso, mas foi impedido pela Polícia Legislativa de choque de chegar perto do acesso dos congressistas. Os índios estão em Brasília para participar da 1 Conferência Nacional de Política Indigenista. A manifestação ganhou o apoio do deputado Chico Alencar (PSol-RJ).

Mais sobre a questão indígena

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!