Índios bloqueiam via em frente ao Congresso contra PEC 215

Proposta transfere para o Congresso a decisão sobre demarcação de terras

Um grupo de índios bloqueou na tarde desta quarta-feira (2) a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nas proximidades do Congresso Nacional. Eles protestam contra a PEC 215, que permite que o Congresso vote a demarcação de terras indígenas. Bandeira dos ruralistas, a aprovação da PEC é dada como certa no Legislativo. O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) tentou, sem sucesso, fazer o Supremo Tribunal Federal suspender a tramitação da proposta.

Hoje, só órgãos do Poder Executivo decidem se uma terra deve ser considerada indígena. Os ruralistas querem que os congressistas participem da decisão.

Os índios ameaçavam invadir o Congresso e eram contidos por policiais e seguranças da Câmara e do Senado. Mas o presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), promete receber uma comitiva de indígenas para dialogar sobre o tema. O encontro deve acontecer nesta tarde.

Motoristas protestaram contra os índios. Fizeram um buzinaço para que a passagem fosse liberada. Passageiros desceram dos ônibus e caminharam a pé até seus locais de trabalho.

Mais sobre índios

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!