Indio da Costa entra na disputa pela prefeitura do Rio

Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab acredita que o deputado tem chances de ir ao segundo turno da eleição

O deputado Indio da Costa (PSD-RJ) se animou com as últimas pesquisas eleitorais e vai mesmo disputar a prefeitura do Rio de Janeiro neste ano. A decisão foi tomada há uma semana pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que é ministro das Cidades do governo Dilma Rouseff. A entrada do parlamentar na disputa do Rio embola a sucessão carioca. O objetivo do PSD é conseguir o apoio dos tucanos, que também ensaiam lançar candidato.

Em pesquisa feita pelo Instituto GPP – Planejamento e Pesquisa, o deputado aparece em terceiro lugar, atrás de nomes como o do senador Marcelo Crivella, que vai trocar o PRB pelo PSB, com 20% na preferência do eleitorado, seguido de Marcelo Freixo, do Psol, com 9%. Na pesquisa do GPP, Indio da Costa aparece à frente do deputado Pedro Paulo, do PMDB, que aparece com 3% na pesquisa e tem apoio do governador Luiz Fernando Pezão, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Apesar compor um partido que oficialmente faz parte da base aliada da presidente Dilma Rousseff, Indio da Costa não terá apoio do Palácio do Planalto, que deve se aliar ao candidato do governador Pezão. O PT fluminense já faz parte do governo do Rio de Janeiro e também compõe a base aliada do prefeito Eduardo Paes.

Durante a sessão de reabertura dos trabalhos legislativos no Congresso, com a presença da presidente Dilma, Indio da Costa liderou uma manifestação contra a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira e até carregou um cartaz contra a CPMF. Ex-deputado pelo PSDB, Índio da Costa foi derrotado nas eleições de 2010, quando era do DEM e concorreu como candidato a vice na chapa presidencial encabeçada pelo atual senador José Serra (PSDB-SP).

Clique aqui para acessar a íntegra do Calendário Eleitoral das Eleições de 2016.

Mais sobre eleições

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!