Reportagem do Congresso em Foco sobre investigação de Lula repercute na mídia

Editorial do Estadão, texto do jornalista Merval Pereira, do jornal O Globo, e Jornal da Record citam reportagem do Congresso em Foco que mostrou Lula sendo investigado como possível chefe do Petrolão

A reportagem do Congresso em Foco sobre a investigação de Lula como possível chefe do petrolão, nome pelo qual ficou conhecido o bilionário esquema de desvio de recursos criado na Petrobras, foi destaque em alguns dos mais influentes veículos de comunicação brasileiros.

Jornal da Record, principal telejornal da Rede Record, reservou três minutos da edição da última segunda-feira (13) para apresentar aos telespectadores a informação divulgada em primeira mão por este site de que o ex-presidente Lula já é investigado nessa condição. A repórter Renata Varandas destacou trecho de documento assinado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no qual ele afirma que Lula pode ter tido "posição dominante" nos desvios de recursos ocorridos na estatal.

Em editoral nesta quarta-feira (15), o jornal Estado de S. Paulo ressaltou que, conforme suspeita do procurador-geral, Lula pode ter comandado o petrolão "no exercício do mandato presidencial". Para o diário paulista, "se Lula nada deve, não tem o que temer - afinal, ao contrário do que o ex-presidente imagina, a Lava Jato só age conforme a lei". O texto do Estadão assim prossegue: "Sérgio Moro já proferiu 105 condenações, e raras foram as que acabaram revertidas em tribunais superiores. Portanto, o chefão petista terá todas as condições de mostrar que quando diz ser o homem 'mais honesto deste país' não está apenas roncando grosso".

Também hoje, o colunista Merval Pereira, do jornal O Globo, igualmente citando o Congresso em Foco, disse que o pedido de inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) que atribui a Lula"posição dominante na organização criminosa" é grave e pode levá-lo a cumprir pena em regime fechado.

Veja a matéria do Congresso em Foco

Mais sobre a Lava Jato

Mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!