Ibope: Dilma vence eleição no primeiro turno

Petista leva a melhor nos cenários apresentados contra Marina Silva, Aécio Neves, José Serra e Eduardo Campos. Maneira de governar é aprovada por 53% da população e nível de confiança é de 49%

Pesquisa do Instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (24) aponta para vitória da presidenta Dilma Rousseff em todos os cenários no primeiro turno nas eleições presidenciais de 2014. Ela levaria a melhor contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-senadora Marina Silva (PSB).

Veja a íntegra da pesquisa

Dilma também aparece na frente na pesquisa espontânea, com 21%. Depois vêm o o ex-presidente Lula (PT), com 7%, Marina (6%), Aécio (5%), Serra (4%) e Campos (2%) das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções. De acordo com a pesquisa, 40% não conseguem citar um candidato e outros 13% votariam nulo ou branco.

O primeiro cenário montado pelo Ibope na pesquisa estimulada coloca Dilma contra Marina e Aécio. A petista teria 39% dos votos contra 21% da ex-senadora, hoje no PSB, e 13% do tucano. No segundo, com Eduardo Campos como candidato do PSB, a presidenta tem 41% contra 14% de Aécio e 10% do governador de Pernambuco.

Neste cenário, os entrevistadores do Ibope questionaram aos eleitores de Marina em quem votariam se ela não se candidatar. Do total, 28% disse apoiar Eduardo Campos. No entanto, outros 28% anulariam o voto. Dilma receberia 18% enquanto Aécio 12%. Ainda 14% se declararam indecisos.

A pesquisa foi realizada entre 17 e 21 de outubro. Neste período foram feitas 2002 entrevistas em 143 municípios. De acordo com o Ibope, no levantamento feito em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, administração de Dilma é considerada boa por 38% dos brasileiros, regular por 35% e ruim ou péssima por 22%. Sua maneira de governar tem aprovação de 53% e a desaprovação de 42% da população.

Outros textos sobre as eleições de 2014

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!