Ibope: Dilma abre oito pontos em relação a Marina

Dilma Rousseff tem 39% das intenções de voto contra 31% da adversária

 

A estratégia de ataques adotada pela campanha da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) está produzindo resultados como imaginava a cúpula do partido. Pelo menos é o que aponta o instituto Ibope, que divulgou na manhã desta sexta-feira (12) uma nova pesquisa a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na sondagem a presidenta aparece com 39% das intenções de voto contra 31% da adversária Marina Silva.

Já a candidata do PSB que na sondagem da semana passada aparecia com 33% caiu para 31% na preferência do eleitorado. O candidato do PSDB Aécio Neves permanece nos 15%, portanto, na terceira colocação. O Pastor Everaldo também permanece com o mesmo percentual, 1%. Os votos brancos e nulos marcam 8% e os indecisos 5%.

Na simulação de segundo turno, a candidata Marina Silva também reduziu a vantagem que vinha apresentando sobre a presidenta. No cenário atual, Dilma e Marina empatam no segundo turno, visto que a diferença entre as duas caiu sete pontos.

Marina tinha 46% contra 39% de Dilma na pesquisa passada. Agora a ex-senadora tem 43% e a petista tem 42%. Brancos e nulos oscilaram de 8% para 10% e os indecisos de 6% para 5%.

Esses números são da pesquisa estimulada. No recorte da pesquisa espontânea, Dilma Rousseff amplia a diferença para Marina Silva. A petista tem 35% contra 23% da candidata do PSB. Aécio Neves cai para 12% na sondagem espontânea. Não souberam ou não responderam somam 19%.

O Ibope ouviu 2002 eleitores em 144 municípios brasileiros entre 5 e 8 de setembro. A margem de erros apresentada pela pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada junto a Tribunal Superior Eleitoral sob o número  BR-00593/2014. O último levantamento do instituto aconteceu na semana passada.

Mais sobre eleições 2014

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!