Ibope: adversário dos Sarney lidera com 12 pontos de frente no Maranhão

Flávio Dino tem 42% contra 30% das intenções de voto do senador Lobão Filho, candidato apoiado pela governadora Roseana e pelo senador José Sarney. Peemedebista Gastão Vieira é o primeiro colocado na disputa pelo Senado, segundo o instituto

A primeira pesquisa Ibope realizada no Maranhão após o registro das candidaturas aponta vantagem de 12 pontos percentuais do ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) sobre o senador Lobão Filho (PMDB), candidato apoiado pela família Sarney na disputa ao governo estadual. Segundo o Ibope, Dino lidera com 42% das intenções de voto. Lobão Filho tem 30%; Pedrosa (Psol), 2%; Saulo Arcangeli (PSTU), Professor Josivaldo (PCB) e Zeluis Lago (PPL) têm 1% cada. De acordo com o levantamento, brancos e nulos somam 5% e indecisos, 18%.

 

 

A margem de erro é de três pontos percentuais para baixo ou para cima. A pesquisa, encomendada pela TV Mirante, foi realizada entre os dias 3 e 5 de setembro e ouviu 1.204 eleitores. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00542/2014.

Levantamentos anteriores realizados por institutos locais traziam Flávio Dino com mais de 50% das intenções de voto. O resultado do Ibope aponta uma vantagem menor para o candidato, ferrenho opositor do senador José Sarney (PMDB-AP) e da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Na disputa por uma cadeira no Senado, o deputado e ex-ministro do Turismo Gastão Vieira (PMDB) lidera com dez pontos de vantagem. Gastão tem 29% e Roberto Rocha (PSDB), 19%. Gersão (PPL) aparece com 2%; Haroldo Saboia (Psol), Marcos Silva (PSTU) e Evan de Andrade (PCB) têm 1% cada. Brancos e nulos para senador somam 8%. O maior percentual, no entanto, é dos indecisos: 32%.

Leia mais sobre eleições 2014

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!