Henrique Alves: é preciso respeitar decisão do PSC

Presidente da Câmara disse que havia indicação da saída de Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos na semana passada. Ele vai conversar com líderes partidários sobre o caso

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou na tarde desta terça-feira (26) que não há mais nada a fazer a não ser respeitar e acatar a decisão do PSC em manter o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Casa. No entanto, ele comentou que, até a semana passada, a indicação que ele tinha era que haveria uma troca no comando do colegiado.

"Não era esta a indicação da semana passada. Era de buscar uma solução que harmonizasse a Casa e sua Comissão de Direitos Humanos. Mas o presidente tem que acatar e respeitar a decisão do partido", afirmou. Segundo o presidente da Câmara, o regimento não permite a destituição de um presidente de comissão que tenha sido eleito pelo colegiado. Ele afirmou que agora reunirá os líderes partidários para definir como a comissão funcionará. Uma reunião foi marcada para às 19h na presidência da Câmara.

Na semana passada, Henrique Alves afirmou que a situação de Feliciano era "insustentável" e cobrou uma "solução respeitosa" por parte do PSC. Desde que foi eleito, devido a um acordo partidário na Casa, Feliciano enfrenta protestos de grupos ativistas pelos direitos humanos. No Twitter, em 2011, Feliciano chamou negros de “descendentes amaldiçoados de Noé”. Contra homossexuais, chegou a dizer que “a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam (sic) ao ódio, ao crime, à rejeição. Amamos os homossexuais, mas abominamos suas práticas promíscuas”.

Para Anistia Internacional, escolha de Feliciano é inaceitável
Em carta, líderes evangélicos cobram saída de Feliciano da CDH
Conselho de igrejas quer saída de Feliciano da CDH

Leia tudo sobre Marco Feliciano

Curta o Congresso em Foco no Facebook
Siga o Congresso em Foco no Twitter

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!