Governo anuncia linha de crédito especial para micro e pequenas empresas

Presidente anunciou abertura de linha de crédito de R$ 30 milhões com taxa de juros reduzida exclusivamente voltada para o fomento do empreendedorismo e atividades das micro e pequenas empresas

O presidente Michel Temer anunciou nesta quarta-feira (5) a abertura de uma linha de crédito de R$ 30 milhões com taxa de juros reduzida exclusivamente voltada para o fomento do empreendedorismo e atividades das micro e pequenas empresas. A iniciativa foi comunicada durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, por ocasião do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

"Meu pai era um microempresário no interior de São Paulo. E conseguiu criar oito filhos e permitiu que eu chegasse até aqui", lembrou Temer.

Nessa linha de crédito especial, a taxa de juros serão até 30% menor do que as oferecidas no mercado. Os recursos disponibilizados devem ser utilizados em investimentos, capital de giro e modernização de equipamentos, aquisição de matérias primas e o pagamento de fornecedores e impostos.

"Os microempreendedores são verdadeiros gigantes", disse Michel Temer em seu discurso.  "As reformas que estamos propondo ao Congresso se destinam ao crescimento do nosso país e a incentivar os micro, pequenos e médios empresários", afirmou Temer, que aproveitou a oportunidade para voltar a defender a aprovação da PEC 241, que fixa um teto para os gastos públicos. "O empresário é uma única figura que gera muitos empregos", acrescentou o peemedebista.

O presidente destacou que os micro e pequenos negócios representam atualmente 52% do PIB brasileiro. O ministro-chefe da Secretaria de Governo,Geddel Vieira Lima, também discursou e disse que as "micro e pequenas empresas correspondem a 95% do total de empregos do país".

O ministro da Educação, Mendonça Filho, também participou do evento e falou sobre a capacitação de micro e pequenos empreendedores por meio de parceria com universidades, no projeto Instituição Amiga do Empreendedor.

Mais sobre economia brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!