Eleições 2016: governadores do PT foram derrotados nas suas capitais

Salvador, Teresina e Belo Horizonte rejeitaram os candidatos dos governadores petistas. Somente Tião Vianna, do Acre, influenciou na reeleição de Marcus Alexandre como prefeito de Rio Branco

Dos quatro governadores do PT, apenas o do Acre, Tião Viana, conseguiu superar as dificuldades enfrentadas pelo partido, principalmente nas grandes cidades, e eleger o prefeito da capital. Em Rio Branco, o vencedor ainda no primeiro turno foi o engenheiro Marcus Alexandre, que renovou o mandato na prefeitura e conseguiu 54,8% dos votos válidos.

Os governadores de Minas Gerais, Piauí e Bahia, todos petistas, não conseguiram influenciar o eleitorado para eleger seus candidatos. O deputado petista Reginaldo Lopes ficou em quatro lugar na disputa em Belo Horizonte, o terceiro colégio eleitoral do país, e não pode contar com o governador Fernando Pimentel, mais ocupado em se defender das acusações de crime eleitoral no pleito de 2014.

O governado da Bahia, Rui Costa, que está no terceiro mandato do PT no governo estadual, nem mesmo conseguiu indicar um nome do partido para disputar a Prefeitura de Salvador. Na falta de um petista com chances, Costa apoiou a escolha da deputada Alice Portugal, do PCdoB. Mas ela não resistiu à avalanche de votos de ACM Neto, que ganhou ainda no primeiro turno. O governador também amargou derrotas nas maiores cidades do estado. Nem mesmo a força política dos dois mandatos do ex-governador baiano Jaques Wagner, ex-ministro dos governos Lula e Dilma, ajudou no desempenho do PT na capital baiana.

No Piauí, a dificuldade do PT nestas eleições municipais se repetiu. Em Teresina, foi eleito já em primeiro turno o tucano Firmino Filho. Assim como aconteceu na Bahia, na capital piauiense o governador não teve como indicar um candidato do próprio PT para concorrer às eleições e apoiou Amadeu Campos, do PTB.

Confira aqui os resultados das eleições de 2016 – primeiro turno

Mais sobre Eleições 2016

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!