Genoino melhora, mas continua internado em Brasília

Boletim médico divulgado pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal informa que houve evolução no estado de saúde do ex-presidente nacional do PT. Na tarde de hoje, petista foi examinado por junta médica indicada pela UnB

O ex-presidente nacional do PT José Genoino vai continuar internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Boletim médico divulgado hoje pelo hospital informa que, mesmo com a evolução na saúde do petista, ele deve permanecer na unidade. Até o momento, não foi informada se há previsão de alta. Genoino deu entrada no ICDF na quinta-feira (21) após se sentir mal no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde está preso por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Nas últimas 24h, o paciente evoluiu com melhora dos parâmetros de coagulação sanguínea, porém ainda manteve picos hipertensivos. Neste período foram ajustadas as doses dos medicamentos para tratamento da hipertensão arterial. O paciente permanecerá internado para observação", diz a nota do ICDF, divulgada no início da noite deste sábado. Em julho, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência após ser constatado o rompimento de uma artéria do coração.

Em setembro, Genoino entrou com um pedido de aposentadoria por invalidez, que ainda não foi concedido. Depois da prisão, por conta da condenação a seis anos e 11 meses no processo do mensalão, a defesa do petista entrou com um pedido de prisão domiciliar. Ele já foi examinado por uma junta médica do Instituto de Medicina Legal (IML) de Brasília. De acordo com o órgão, o deputado licenciado é paciente com “doença grave, crônica e aguda” e precisa de cuidados específicos.

Na tarde de hoje, uma outra junta médica, solicitada pelo presidente do STF e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, examinou Genoino. Formada por cinco médicos indicados pela Universidade de Brasília (UnB), serão responsáveis por recomendar ou não a prisão domiciliar ao petista. O teor do laudo não deve ser divulgado, sendo remetido direto para Joaquim Barbosa.

Leia a íntegra do boletim:

"BOLETIM MÉDICO Nº 10/2013

Brasília, 23 de Novembro de 2013

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) informa que o paciente José Genoino Neto foi avaliado hoje pela junta médica designada pela Justiça no período das 14h às 16h30m.

Nas últimas 24h, o paciente evoluiu com melhora dos parâmetros de coagulação sanguínea, porém ainda manteve picos hipertensivos.

Neste período foram ajustadas as doses dos medicamentos para tratamento da hipertensão arterial.

O paciente permanecerá internado para observação.

Dra. Núbia Welerson Vieira
Diretora Médica

Dr. João Gabbardo dos Reis
Superintendente"

Leia mais sobre José Genoino

Outros textos sobre o mensalão

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!