FHC fala em prisão de Lula; e petista reage: “Fala muita bobagem”

Ex-presidente tucano diz ser difícil acreditar na inocência de seu sucessor e que partidos políticos, inclusive o PT e o PSDB, parecem "velharia". Em nota divulgada por sua assessoria, Lula afirma que é atacado por FHC com acusações "ridículas" por liderar pesquisas

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT) voltaram a se estranhar em público. Em entrevista ao portal UOL (confira o vídeo abaixo), FHC disse que “é difícil colar” a versão do petista de que nunca praticou qualquer crime, em alusão às investigações da Operação Lava Jato em relação ao tríplex do Guarujá (SP) e ao sítio de Atibaia (SP), por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo ele, há “risco” de Lula ser preso. “É difícil (acreditar na inocência de Lula) porque houve uso reiterado dos bens. É claro que a Justiça vai ter que provar. Às vezes não é fácil provar”, declarou FHC.

Lula não gostou nada das declarações e, por meio de sua assessoria, rebateu o antecessor: "Ele fala muito, e muitas bobagens". “Escrituras e outros documentos provam que Lula não é dono nem do sítio em Atibaia, propriedade de amigos da sua família que ele nunca negou frequentar, nem de apartamento no Guarujá, o qual ele só visitou uma vez para avaliar a compra”, acrescenta. O petista afirma que todos os seus imóveis estão localizados em São Bernardo do Campo (SP), cidade onde mora.

Na nota (íntegra abaixo) publicada no Facebook, a assessoria de Lula diz que FHC “costuma falar muito” de seu sucessor e que as acusações contra o ex-presidente são “fracas e ridículas” para “fins políticos”. “Talvez porque ele lidere as pesquisas eleitorais de 2018, mesmo sob um ataque contínuo de parte da imprensa, do PSDB e de alguns agentes do estado que abusam de seus cargos”, afirma.

Na entrevista ao jornalista Josias de Souza, em vídeo, FHC diz que o PT e até o PSDB perderam o “frescor” que tinham na década de 1990 e admite que as duas legendas tornaram-se parte da “velharia” política que dificulta a modernização do país. “Mas você precisa dos partidos que existem. E o que existe, a maior parte, é isso. Infelizmente, nós não fomos capazes de superar esses entraves enormes, que eu chamo de atraso. Não é direita e esquerda. É outra coisa, é cultural. São pessoas que querem tirar proveito do Estado”, declarou.

FHC diz que teria votado a favor do impeachment de Dilma se fosse senador, embora tenha respeito pela figura da ex-presidente.

Veja a entrevista:

Veja a nota de Lula:

“Hoje foi publicada mais uma entrevista de Fernando Henrique Cardoso onde ele fala muito, e muitas bobagens, sobre Lula. FHC costuma a ser muito perguntado e falar muito de Lula em suas entrevistas. O contrário não acontece.

Escrituras e outros documentos PROVAM que Lula não é dono nem do sítio em Atibaia, propriedade de amigos da sua família que ele nunca negou frequentar, nem de apartamento no Guarujá, o qual ele só visitou uma vez para avaliar a compra. Dados oficiais comprovam que Lula jamais passou uma noite sequer no tal apartamento do Guarujá (http://www.institutolula.org/dados-oficiais-confirmam-comun…). Todas as propriedades de Lula ficam em São Bernardo do Campo, e estão devidamente declaradas (http://lula.com.br/o-que-lula-tem-e-o-que-inventam-que-ele-…)

Há um desespero de querer sustentar acusações fracas e ridículas contra Lula para fins políticos. Talvez porque ele lidere as pesquisas eleitorais de 2018, mesmo sob um ataque contínuo de parte da imprensa, do PSDB e de alguns agentes do estado que abusam de seus cargos.

Assessoria de Imprensa do ex-presidente Lula”

Mais sobre Lula

Mais sobre FHC

Mais sobre crise brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!