Vídeo: FHC critica partidos e atual modelo de atividade política

Ex-presidente evita menção a Dilma, mas remete ao processo de impeachment contra a petista em sua fala. “Não quero personalizar, se é tirar A para colocar B. É mais do que isso”

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso veiculou em suas redes sociais um vídeo de fim de ano com comentários sobre a crise político-econômica que assola o Brasil e mensagem de otimismo ao dizer que que o maior patrimônio do país é o povo. Em 1 minuto e 59 segundos de vídeo, FHC prega a necessidade de “coragem” para mudar o sistema político brasileiro, mas evita “personalizar” e dirigir sua crítica à presidente Dilma Rousseff, às voltas com o processo de impeachment e uma base aliada caracterizada pela rebeldia na Câmara.

Assista ao vídeo

“Meus votos são de que no próximo ano nós tenhamos coragem de fazer o que é necessário, de mudar a política. Mudar para valer. Não quero personalizar, se é tirar A para colocar B. É mais do que isso”, diz o presidente de honra do PSDB.

Para o ex-presidente, é necessário pôr fim à “corrupção generalizada”. Ele dirigiu ainda uma crítica aos partidos e ao atual sistema eleitoral. “Está muito difícil acreditar no sistema partidário e eleitoral tal como ele é posto hoje. As pessoas querem ter maior proximidade, maior controle do processo de decisão”, declara FHC, para quem a economia só tem apresentado “dados negativos”.

Mais sobre crise política

Mais sobre FHC

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!