Explosão no Ministério do Esporte deixa um morto e um ferido

Ao realizar manutenção em dois geradores na Esplanada dos Ministérios, dois funcionários da CEB foram surpreendidos com a explosão. Ainda não se sabe as causas do acidente.

Dois eletricistas da Companhia de Energia de Brasília (CEB) faziam a manutenção de dois geradores no Ministério do Esporte, em Brasília, quando um dos equipamentos explodiu na tarde desta quinta-feira (15). Um dos funcionários morreu no acidente e o outro ficou ferido. Devido à explosão, houve um incêndio na garagem do prédio, mas os bombeiros já conseguiram apagá-lo e descartam novos focos de fogo no local. Também não há risco de desabamento.

Um dos funcionários da CEB, Wilson de Pádua Pires, de 54 anos, chegou a ser socorrido pelos bombeiros mas não resistiu. Ele teve traumatismo craniano e uma grave parada cardiorrespiratória, além de queimaduras pelo corpo. O outro eletricista, José Pereira dos Santos, de 53 anos, sofreu apenas escoriações leves e foi encaminhado ao hospital.

Segundo a assessoria de imprensa da CEB, os técnicos realizavam uma revisão de rotina na subestação da companhia que fica no subsolo do Ministério. A energia do trecho foi desligada pela manhã para a realização do trabalho. Ao ser normalizada na parte da tarde houve a explosão. Após o incidente, o sistema anti-incêndio do prédio não funcionou.

Técnicos da CEB ainda estão no local para averiguar o que provocou o acidente e para religar a energia. A Polícia Civil também ajuda nas investigações. Até o momento, sabe-se que os dois geradores do local ficaram completamente destruídos. Por causa da explosão, outros cinco geradores foram desligados e a Esplanada dos Ministérios ficou sem energia por 20 minutos.

Em nota, a diretoria da CEB afirmou estar "profundamente consternada com o falecimento do eletricista Wilson de Pádua Pires, ocorrido na tarde desta quinta-feira, em decorrência de acidente de trabalho". A companhia informou ainda que todas as providências foram tomadas imediatamente para "dar total assistência aos acidentados ao mesmo tempo em que tomava medidas técnicas e operacionais para não prejudicar os consumidores de energia elétrica do local".

No início da noite, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, também publicou uma nota de pesar pelo falecimento do eletricista. Ele disse "lamentar profundamente" o ocorrido e afirmou que a pasta está à disposição "para ajudar no que for preciso e aguarda o resultado da perícia que apontará as causas da explosão".

Leia abaixo a íntegra da nota da CEB:

Nota da CEB sobre o acidente com o seu funcionário

Brasília, 15 de novembro de 2012 – A diretoria da CEB Distribuição e todos os seus trabalhadores estão profundamente consternados com o falecimento do eletricista Wilson de Pádua Pires, ocorrido na tarde desta quinta-feira, em decorrência de acidente de trabalho. A CEB executava serviços de melhorias no sistema, com o objetivo de oferecer maior confiabilidade ao  fornecimento de energia à área central de Brasília. Para não prejudicar o expediente nos ministérios, esse tipo de serviço é feito aos domingos e feriados. Ao realizar a manobra para a normalização do sistema, ocorreu o incidente que vitimou o nosso colega e deixou o outro ferido. Imediatamente a CEB tomou todas as providências para dar total assistência aos acidentados ao mesmo tempo em que tomava medidas técnicas e operacionais para não prejudicar os consumidores de energia elétrica do local.  A Polícia Civil e um técnico de segurança do trabalho da CEB farão a perícia  que vai apontar as causas do acidente. A diretoria da empresa está acompanhando e prestando todo o apoio à família de Wilson e também a de José Pereira dos Santos, que se feriu no acidente e permanece internado.

Leia abaixo a íntegra da nota do ministro Aldo Rebelo:

Nota de pesar do ministro do Esporte pelo falecimento de funcionário da CEB

"Lamento profundamente o falecimento do funcionário da Companhia Energética de Brasília (CEB) Wilson de Pádua Pires, vítima de explosão em equipamento da subestação de energia no subsolo do prédio do Ministério do Esporte, na tarde desta quinta-feira (15.11). Manifesto aqui meu pesar e envio meus sentimentos aos familiares de Wilson. Ao mesmo tempo, estimo pronta recuperação ao também servidor da CEB José Pereira dos Santos, ferido no acidente. O Ministério do Esporte se coloca à disposição para ajudar no que for preciso e aguarda o resultado da perícia que apontará as causas da explosão."

Aldo Rebelo

Ministro do Esporte

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!