Escolha os melhores parlamentares do ano

Começa hoje a etapa decisiva do Prêmio Congresso em Foco 2011. Vote nos melhores deputados e senadores e naqueles que mais se destacaram em seis áreas

Quais foram os parlamentares que melhor representaram a população no Congresso este ano? E aqueles que mais se destacaram na defesa de causas importantes? Se ainda não tem resposta para essas perguntas, reflita ou procure se informar. Começa hoje a votação na internet da sexta edição do Prêmio Congresso em Foco, que tem como objetivo estimular a reflexão sobre a atuação de deputados e senadores e romper com o discurso conformista de que todos os políticos são iguais e de que os cidadãos pouco, ou nada, podem fazer para melhorar a qualidade da representação política no país.

Entre aqui para votar

Assim como nas edições anteriores, a segunda e decisiva etapa de votação tem como base uma lista predefinida pelos jornalistas que acompanham o trabalho do Congresso. Esta edição é marcada pela participação recorde dos profissionais da imprensa. Ao todo, 267 jornalistas de 55 veículos (veja a lista) votaram, por meio de duas urnas itinerantes, em processo fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Brasília.

Na internet, você pode votar em até cinco senadores e dez deputados, ao participar da escolha dos melhores parlamentares do ano. E em apenas um nome na definição de seis categorias especiais:

- parlamentar de futuro (com menos de 45 anos)
- defesa da democracia e cidadania
- promoção da saúde
- defesa dos direitos do consumidor
- defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida
- defesa dos municípios

Além de quatro novas categorias especiais (veja abaixo), a edição deste ano terá outra novidade: somente na premiação final serão conhecidos os vencedores da votação na internet. O evento de premiação será realizado em Brasília no dia 7 de novembro.

Estreantes se destacam entre os melhores do Senado

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara

Os parlamentares de futuro, segundo os jornalistas

Simon à frente na defesa da democracia

Ana Amélia na defesa dos municípios

Prêmio: na saúde, seis médicos e um metalúrgico

Os gurdiões da segurança jurídica no Congresso

Quem mais defende o consumidor no Congresso

Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Valorização do Parlamento

O prêmio foi criado em 2006 com o objetivo de valorizar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no cumprimento de suas obrigações durante o mandato, incentivando-os a desempenhar o papel que deles se espera. Por trás da iniciativa, há o desejo de ressaltar tanto a importância do Parlamento em uma democracia quanto a necessidade de os eleitores acompanharem de modo permanente a ação dos congressistas.

Conforme o regulamento do prêmio, a tarefa de definir os finalistas cabe aos jornalistas que cobrem o Congresso. Foram eles que escolheram os 25 melhores deputados e os dez melhores senadores, além dos cinco nomes para cada uma das seis categorias especiais anteriormente citadas. Nas categorias de promoção da saúde e defesa da segurança jurídica, o número de finalistas acabou sendo maior porque houve empate entre os últimos classificados.

Premiação

Todos os congressistas pré-selecionados pelos jornalistas serão premiados com diplomas, mas cabe aos internautas definir a colocação final dos parlamentares, incluindo aqueles que receberão os principais prêmios: os três deputados e os três senadores mais votados, aos quais serão entregues troféus, e os vencedores de cada uma das categorias especiais

Quatro dessas categorias são inéditas:

Parlamentar de futuro – distinguirá deputados e senadores com menos de 45 anos de idade. Categoria assinada em conjunto pelo Congresso em Foco e pela Ambev.

Defesa do consumidor – voltada para os parlamentares (deputados ou senadores) com atuação mais destacada no campo da defesa dos direitos do consumidor. Categoria coassinada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Defesa dos municípios – homenageará os congressistas mais comprometidos com a defesa das cidades brasileiras e das questões de interesse dos municípios. O prêmio será concedido em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida – distinguirá quem mais se empenha no Congresso pela garantia de estabilidade e de cumprimento das normas legais, tendo como meta a promoção da qualidade de vida dos brasileiros. Categoria assinada em conjunto com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil).

Uma quinta categoria, defesa da democracia e da cidadania, recebeu nova denominação ao incorporar a palavra cidadania (antes era apenas "defesa da democracia"). Ela distinguirá deputados e senadores comprometidos com a defesa da ordem social democrática e da cidadania. Essa categoria assinada em conjunto com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Além disso, continuarão recebendo premiação especial o deputado e o senador mais votados pelos jornalistas na etapa preliminar de votação e os parlamentares mais comprometidos com a promoção da saúde.

Parceiros

Como ocorre desde 2010, a votação na internet será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

O Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras; o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil); e a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Clique aqui para saber mais sobre o prêmio

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!