Escolha dos melhores parlamentares está na reta final

Edson Sardinha

Se você ainda não votou, não perca tempo: só faltam dois dias para escolher os melhores parlamentares do ano. Entre aqui para votar. A votação final dos deputados e senadores que mais bem exerceram o mandato ao longo ano será divulgada pelo site no próximo dia 1º. Os vencedores das seis categorias especiais só serão anunciados no dia 22 de novembro, durante a cerimônia de premiação.

De acordo com a última parcial, divulgada às 16h04 desta sexta-feira (29), os cinco primeiros colocados no Senado são: Cristovam Buarque (PDT-DF), com 3.845 votos; Marina Silva (PV-AC), com 3.455; Eduardo Suplicy (PT-SP), com 3.103; Paulo Paim (PT-RS), com 2.746, e Alvaro Dias (PSDB-PR), com 2.321 votos. O tucano paranaense ultrapassou, de ontem para hoje, o peemedebista gaúcho Pedro Simon, que ocupa a sexta colocação no momento.


Na Câmara, a liderança segue com o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que tem 2.836 votos. Luciana Genro (Psol-RS), com 2.303 votos, Ivan Valente (Psol-SP), com 2.258, Gustavo Fruet (PSDB-PR), com 2.207, e Manuela d'Ávila (PCdoB-RS), com 1.677, completam a relação dos cinco mais votados na Casa. A quinta colocação, até ontem, era do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que caiu para o sexto lugar, de acordo com a última parcial.

A ordem de classificação dos candidatos ainda pode mudar até as 23h59 deste domingo (31), último prazo para votação. Reflita sobre a atuação dos parlamentares e participe!

O prêmio

A quinta edição do Prêmio Congresso em Foco tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. E o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sindicato dos Jornalistas do DF, da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) e do Movimento +Feliz. O prêmio tem ainda a parceria institucional do Dudu Camargo Restaurante e da Marc Systems.

O prêmio é um convite à analise do desempenho individual dos representantes eleitos, e permite alcançar ao mesmo tempo vários objetivos:

- Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações;

- Valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível;

- Estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na definição dos congressistas a serem agraciados;

- Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania;

- Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos;

- Enfrentar mitos que afastam vários brasileiros da vida política, como as ideias de que todos políticos são iguais ou  de que uma representação legislativa trabalhando em favor da população é sempre impossível, noções aliás muitas vezes usadas para justificar teses autoritárias (como o fechamento do Congresso) ou cínicas (tipo “já que liberou geral, locupletemo-nos todos”).

Confira aqui todas as reportagens sobre o prêmio

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!