Escolha dos jornalistas: Cristovam e Chico Alencar

Rudolfo Lago e Thomaz Pires


Os dois já foram do PT. Um, depois de ter sido demitido por telefone do Ministério da Educação, tornou-se a maior referência política nessa área e chegou a disputar a Presidência da República em 2002. O outro foi um dos fundadores do Psol e destaca-se por seus posicionamentos firmes no plenário em defesa da ética na política. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) foram escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional os parlamentares que mais se destacaram no ano de 2010. Eles encabeçarão a lista dos finalistas do Prêmio Congresso em Foco, cuja votação pela internet se iniciará na segunda-feira (6). Na verdade, uma situação que, de certa forma, se repete para ambos. No ano passado, Chico Alencar já havia sido escolhido o melhor deputado pelos jornalistas. Cristovam, finalista entre os senadores, acabou sendo o mais votado entre os internautas (na Câmara, a escolhida na votação final foi Manuela D’Ávila, do PCdoB do Rio Grande do Sul).

A escolha dos jornalistas que acompanham o Congresso é a primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco. Essa escolha é que produz a lista que é apresentada aos leitores do site na internet. Cada jornalista pode indicar até dez deputados e até cinco senadores. Eles votaram também na que consideraram a melhor iniciativa do Congresso no ano e em categorias especiais (parlamentares que se destacaram na defesa da democracia, no combate à corrupção, na defesa da saúde, da educação e do meio ambiente).

Apesar do recesso no Congresso por conta das eleições, os jornalistas se mostraram presentes. Em três dias de votação, participaram da consulta 183 jornalistas, de 34 diferentes veículos de comunicação, entre jornais, revistas, emissoras de televisão, rádios e portais e sites de notícias.  No ano passado, num período de votação plena no Congresso, votaram 176 jornalistas. Além dos jornalistas que fazem a cobertura diária no Congresso, também puderam votar aqueles que, pela natureza dos seus trabalhos, também têm contato com os parlamentares suas atividades, como editores, chefes de sucursal e diretores dos veículos.


As escolhas feitas pelos jornalistas formam uma lista de 31 deputados (na verdade, a lista deveria incialmente ter 25 senadores, mas o regulamento do prêmio determina acréscimos em caso de haver empate no número de indicações) e dez senadores que, a partir de segunda-feira (6) serão submetidas à votação dos leitores no Congresso em Foco. É dos internautas, então, a decisão final. A votação pela internet prosseguirá até o dia 31 de outubro. No dia 1º de novembro, o site divulgará o resultado final da votação. No dia 22 de novembro, ocorrerá a cerimônia de premiação.

“O maior reconhecimento”

Escolhido o melhor senador de 2010 pelos jornalistas, Cristovam Buarque comemorou muito a indicação. “Ser apontado como o melhor senador do ano é muito gratificante. Ainda mais ao saber que os votos partiram de jornalistas. É o maior reconhecimento que eu, como parlamentar, poderia ter”, afirmou Cristovam. Em segundo lugar entre os senadores, ficou Demóstenes Torres (DEM-GO). “Eu não tenho a menor dúvida sobre a importância desse prêmio. Os jornalistas são muitas vezes críticos fervorosos dos parlamentares. Então, ser apontado por eles como o segundo melhor senador do país é um prêmio excepcional”, disse Demóstones.

Entre os deputados, Chico Alencar bisa a indicação dos jornalistas. Em 2009, também tinha sido ele o deputado considerado de maior destaque na visão de quem cobre o Congresso Nacional. A apuração dos votos dos jornalistas terminou de ser feita na redação do Congresso em Foco por volta das 22h de ontem (3). Chico Alencar não foi localizado para receber a notícia.

Veja abaixo, em ordem alfabética, quem são os deputados e senadores finalistas do Prêmio Congresso em Foco, de acordo com a escolha dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional:

Senadores:
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)  
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Marina Silva (PV-AC)
Paulo Paim (PT-RS)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renato Casagrande (PSB-ES)


Deputados:
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)
Arnaldo Madeira (PSDB-SP)
Beto Albuquerque (PSB-RS)
Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Chico Alencar (Psol-RJ)
Domingos Dutra (PT-MA)
Edson Duarte (PV-BA)
Fernando Gabeira (PV-RJ)
Flávio Dino (PCdoB-MA)
Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Ibsen Pinheiro (PMDB-RS)
Indio da Costa (DEM-RJ)
Ivan Valente (Psol-SP)
José Carlos Aleluia (DEM-BA)
José Eduardo Cardozo (PT-SP)
José Genoino (PT-SP)
Luciana Genro (Psol-RS)
Luiz Couto (PT-PB)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Manuela d'Ávila (PCdoB-RS)
Maurício Rands (PT-PE)
Michel Temer (PMDB-SP)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Pedro Wilson (PT-GO)
Raul Jungmann (PPS-PE)
Rita Camata (PSDB-ES)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Leia também:

Tudo sobre a edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco e sobre as edições anteriores

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!