Entidade defende auditores contra declarações de Collor

Na mesma sessão em que rasgou um relatório do DNIT, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado criticou trabalho de servidores do TCU. Para ANTC, críticas são "descabidas"

A Associação Nacional do Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) lançou nota para repudiar as declarações do presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor (PTB-AL), sobre os servidores do Tribunal de Contas da União (TCU). Na mesma sessão em que rasgou relatório enviado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), ele chamou os auditores de "prepotentes, incompetentes, inexperientes".

Na sessão, Collor criticou o que classificou de 'exagero' de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) de paralisar as obras e reduzir valores das licitações. "Esse TCU tem que colaborar. Esses técnicos do TCU também, prepotentes, incompetentes, inexperientes, que ficam criando dificuldades as mais extravagantes e, o pior é que, em nome da boa execução financeira da obra, e não é! As obras que estão paralisadas têm um preço, no final, duplicado, triplicado", disse Collor.

Na nota, a ANTC ressalta o trabalho dos auditores externos e qualificou as declarações como "ataques". Para a entidade, elas visam desviar o foco dos controles público e social que devem ser redobrados no caso de investimento em infraestrutura. "No afã de realizar investimentos a qualquer custo, com relevante risco à eficiência na aplicação de recursos públicos, gestores, políticos e empreiteiros não têm sido econômicos nas críticas quanto à atuação fiscalizadora do TCU", diz a nota.

"Não é de hoje que a ação exemplar da Corte de Contas em defesa do patrimônio público e da regularidade da execução orçamentário-financeira gera inconformismo que leva a acusações vazias contra a ação dos Auditores de Controle Externo", afirma a entidade. Na nota, a ANTC mostra estatísticas divulgadas pelo TCU sobre inspeções e auditorias. Elas, na visão da associação, demonstram o "descabimento das críticas e o excesso do parlamentar ao se referir aos Auditores de Controle Externo do TCU".

Veja a íntegra da nota da ANTC

Em nota, DNIT rebate acusações de Collor

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!