Entenda o significado e a origem da bandeira gay

Formada por seis listras horizontais de cores diferentes, a bandeira foi criada em 1978 com o objetivo de representar a diversidade humana em todos os seus aspectos

Após o massacre de Orlando, o mundo virou palco para as mais diversas manifestações em solidariedade às vítimas do atirador Omar Mateen, que vitimou 50 pessoas e deixou outras 53 feridas. A Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada com as cores da bandeira gay, assim como a ponte do porto de Sydney, na Austrália, e sede da prefeitura de Tel Aviv, em Israel. A conhecida bandeira com o arco-íris já é identificada em todo o mundo com o orgulho LGBT. Foi criada em 1978 para a Parada Gay de São Francisco, nos Estados Unidos, pelo artista Gilbert Baker. Formada por seis listras horizontais de cores diferentes, seu objetivo é representar a diversidade humana em todos os seus aspectos.

Cada cor da bandeira tem um significado: vermelho (luz), laranja (cura), amarelo (sol), verde (calma), azul (arte) e lilás (espírito). A versão original do símbolo contava com oito cores (além das mencionadas ainda havia rosa e anil, representando, respectivamente, a sexualidade e a harmonia).

17 de maio

No dia 17 de maio comemora-se o dia nacional e internacional contra a homofobia e transfobia. A data é lembrada em função da realização da 43ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde, em 1990, que retirou a norma que colocava "homossexualismo" no rol da Classificação Internacional de Doenças, categorizado desde 1948 como transtorno mental.

Em 2010 um decreto presidencial instituiu o dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. A data é celebrada para chamar a atenção dos governos e da opinião pública para a situação de opressão, marginalização, discriminação e exclusão social em que vivem os grupos LGBT em muitos países. Estudo recente mostra que em mais de 80 nações a homossexualidade é crime passível de prisão ou até mesmo de pena de morte.

Mais sobre direitos humanos

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!